Ceará

Ceará, 106 anos do campeão da popularidade

Luís Esteves Júnior e Pedro Freire ao se reunirem no dia 2 de junho de 1914 decidiram junto com alguns amigos, a formação de um novo clube, assim nasceu o clube do povo

O primeiro nome do alvinegro foi Rio Branco Football Club, além disso as cores eram roxo e preto, porém um ano após se tornou Ceará Sporting Club, com as cores preta e branca. As mudanças foram referentes ao processo de engradecimento do regionalismo e também pela dificuldade de cor roxa em termos de procura e compra. Em termos de mascote, a origem advém do ex-presidente Meton de Alencar Pinto intitulava os jogadores do América como meus netinhos e se chamava de Vovô.

Nas competições, o Ceará é o maior vencedor do estadual com 45 conquistas em 105 disputas, na Copa do Nordeste temos o título no ano de 2015 em 20 tentativas. No Campeonato Brasileiro iremos para a 24ª participação em 2020 (o time cearense com maior número) e a melhor colocação foi um terceiro lugar em 1964. Na Copa do Brasil temos 25 temporadas e chegamos ao vice-campeonato em 1994, além de participar da Copa Conmebol em 1995 e Sul-Americana em 2011, o primeiro do estado.

O Ceará venceu mais do que foi derrotado em ambos os clássicos, seja o Rei ou da Paz. O Vovô superou equipes internacionais como o Westfield (Inglaterra), Montivideo Wanderers (Uruguai) e a Seleção do Suriname. Além disso, tem empates com o Sparta Praga e PSV Eindhoven em amistosos. Em termos de torcida, o triunfo sobre o Bahia na Copa do Nordeste em 2015 colocou 63 mil pessoas na Arena Castelão e 41 mil no Presidente Vargas no confronto contra o Corinthians no Brasileiro de 1971, assim sendo marcas importantes.

A vitória no jogo mil de Pelé no Santos em 1972, a final da Copa do Brasil de 1994 contra o Grêmio depois de eliminar Palmeiras e Internacional (atualmente temos 8 triunfos contra 6 derrotas perante o colorado), o embate contra o Corinthians na Copa Conmebol em 1995, os acessos para primeira divisão em 2009 e 2017 e aquele momento em que somente nós, torcedores acreditamos na permanência nos anos de 2006 e 2015 sempre estarão marcados na memória.

 

Foto de capa: Aurélio Alves.

Jean Lucas

Jornalista por formação, Geógrafo nas horas vagas, dono de um conhecimento vasto sobre o futebol, países e curiosidades que vocês somente verão em minhas matérias.

Últimos Posts

Paulo Bracks fala sobre negociações por Portilla e revela: “Não conseguimos destravar a negociação com o Talleres”

Paulo Bracks, falou a respeito das negociações por Portilla, e confirmou que houve sim uma prolongação nas negociações e que…

1 de agosto de 2025

Bracks nega acerto com Reinier e fala sobre possíveis novos nomes no Atlético: “A janela é grande”

Bracks ainda comentou sobre a possibilidade de chegada de outros nomes ao alvinegro, afirmando que o clube irá monitorar por…

1 de agosto de 2025

Palmeiras aposta em novas lideranças no elenco

O Palmeiras fez uma reformulação em seu elenco ao investir mais de 500 milhões de reais na contratação de jogadores.…

1 de agosto de 2025