O primeiro jogo da final da Copa do Nordeste teve um desfecho improvável. O gol que deu uma boa vantagem ao Ceará só saiu aos 47 minutos do segundo tempo, após cobrança de falta do atacante Jael. O Vozão saiu, portanto, na frente na decisão na Arena Pituaçu, em Salvador.
Bahia e Ceará não mostraram em campo toda a qualidade que têm em seus elencos. No entanto, o primeiro tempo começou com o tricolor indo pra cima, mas sem tanta criatividade. Seu meia armador Rodriguinho pouco apareceu no jogo e a bola não chegava no atacante Gilberto, artilheiro da competição com sete gols.
O Bahia ficou com um jogador a menos em campo. O zagueiro Luiz Otávio foi expulso aos 19 minutos após falta dura no atacante alvinegro Lima. Então o Vozão cresceu no jogo, mas errava o passe final. Logo a solução foi tentar a bola parada com as faltas que conseguia com a pressão que colocava no Bahia. E quase deu certo. O goleiro Mateus Teixeira fez uma grande defesa após cobrança de falta de Vina e a bola ainda resvalou na trave.
O jogo começou a ficar nervoso e aos 47, o volante Charles levou vermelho após entrada dura em Nino Paraíba, lateral direito do Bahia. Então o segundo tempo seria de igual para igual. E ele começou com as equipes sem nenhuma melhora, mas com o Ceará tomando a iniciativa. O Bahia por sua vez se recuperou e começou a assustar. O técnico tricolor Dado Cavalcanti fez mudanças e trocou alguns jogadores que não estavam bem, contudo nada mudava.
Com a partida se encaminhando para o fim e após três substituições, o técnico Guto Ferreira foi ousado e não recuou. Assim tirou o meia Mendoza e colocou o atacante Jael e foi pra cima. A estratégia funcionou e o Ceará conseguiu uma falta na entrada da área. Jael chamou a responsabilidade, fez a cobrança, a bola desviou no atacante Oscar Ruiz, que formava a barreira, enganou o goleiro Matheus Teixeira e só parou no fundo do gol. Um desfecho inimaginável para uma partida tecnicamente fraca.
A decisão está aberta, entretanto é inegável que o Ceará, invicto, leva uma boa vantagem para o segundo jogo no Castelão. E o técnico Guto Ferreira já conhece o caminho para chegar a essa taça.
(Foto: Fausto Filho/Ceará)
Se na lateral-direita o Santos buscou Igor Vinícius, na lateral-esquerda o Peixe emprestou o lateral Kevyson ao Sport até o…
Comandante da categoria sub-20 do São Paulo, Allan Barcellos vem se destacando no Brasil pelo excelente trabalho realizado nas categorias…
Cria do Santos e do Atlético MG, o jovem Alex Fernandes completou 100 jogos na carreira atuando no futebol internacional.…