|

Entrevista com o zagueiro Valdo, do Ceará Sporting Club

Andrevaldo de Jesus Santos nasceu no dia 10 de fevereiro de 1992 na cidade de Aracaju, Sergipe. Fostes revelado no Confiança e possuís passagens por Araripina-PE e Botafogo-PB. Atualmente está no Ceará SC. Conhecido e reconhecido pelos desarmes e bom jogo aéreo

 

Um hobby: Criar cavalos.

Música: Um novo vencedor- Damares.

Jogo marcante: Ceará x Corinthians, pois quando criança era torcedor do Corinthians aí vem na memória.

Qualidade: Coração Grande.

Defeito: Nunca saber dizer não.

Orgulho: Pai e Mãe.

Inspiração: Pai.

Um lugar para conhecer: Europa.

Ídolo do futebol: Juan – zagueiro.

 

1- Fostes revelado no Confiança-SE. Como foi a sua formação no time aracajuense? Como analisas o tempo que o time proletário passa na Série C do Brasileiro? Para você o que falta para a equipe conseguir o tão almejado acesso? O que poderia destacar dos cincos anos de profissional no clube? Pretendes retornar a equipe algum dia?

R: Momentos de dificuldades, mas com muitas alegrias tive o prazer de ser treinado por um ex-jogador que me ensinou muita coisa. Acredito que a falta de planejamento para toda a temporada, pois com mudanças de jogadores ao meios de competições acaba prejudicando os objetivos. Na minha passagem durante esses cinco anos foi que conquistamos o estadual de 2014 e fomos para a Série D, conseguindo o acesso. No ano seguinte conquistamos o bi-estadual e fomos para o mata-mata da Série C, então marcamos história nesses dois anos seguidos. Pretendo sim.

 

2- Tens passagens por Botafogo-PB e Araripina-PE. Como analisas as suas passagens por estas equipes? Como vê a estrutura e a torcida de cada clube? Para você, falta alguma experiência fora do Nordeste, existe preferência em atuar no Sul/Sudeste ou fora do país? Viu de longe a briga pelo acesso e a eliminação para o Botafogo de Ribeirão Preto na última semana?

R: As passagens foram incríveis, pois conseguir mostrar meu trabalho em outros estados isso para um jogador de futebol é fundamental. Confiança, estrutura acredito que tende a evoluir como todos os outros clubes. Torcidas as duas maiores que tive o prazer de jogar foi no Ceará e Confiança que são duas torcidas incríveis com amor ao seu time e nós somos muitos gratos por ter torcedores assim que pensam no clube. Acredito que falta experiência no Sul e no Sudeste e fora do país, também pois todos sabemos que no a imprensa e as organizações do nosso futebol não sabem valorizar o futebol do Nordeste, então para mim seria um sonho poder jogar fora do país, como no sul do país. Não consegui ver o jogo, apenas acompanhei torci muito pelos clubes do Nordeste, pois valoriza ainda mais o nosso futebol.

 

Foto: Ceará SC.

 

3- No Ceará Sporting Club, está desde 2016 e atuou mais de 60 partidas. O que poderia falar da conquista do Campeonato Cearense e além disso o acesso para a primeira divisão? Como está o processo de permanência do alvinegro e a busca dos 45 pontos? Como analisas a melhora no sistema defensivo, após a parada da Copa do Mundo?

R: Quando cheguei no clube estava passando um situação de vibração, pois não tinha conquistado o Campeonato Estadual e sem classificação para a Copa do Nordeste e esses dois campeonatos são necessários para o clube. Em 2016 fizemos um grande primeiro turno, já no segundo deixamos a desejar e isso ficou com um peso então em 2017 teríamos que fazer diferente e por isso conquistamos o objetivo. Estamos trabalhando forte e nos cobrando muito para conseguir a permanência na Série A, pois tivemos um início de competição muito ruim e com a chegada do Lisca pode dar uma nova cara ao grupo uma nova maneira de pensar e a questão da cobrança já foi outra, então estamos na briga pela permanência com outras forte equipes, vamos lutar até o fim para deixarmos o Ceará na Série A.

 

4- Na hora de escolher um clube novo para defender, você pensa primeiramente no projeto mostrado pelo clube ou no salário que o time está oferecendo? Fale sobre a valorização dos salários no mercado brasileiro e europeu? Diga-nos um sonho que ainda não realizou no futebol, e achas que ainda tem condições de realizar até o fim de sua carreira? O zagueiro tem como objetivo principal, defender a meta de seu goleiro. Como é a forma de treinamento para que consigas êxito neste objetivo? Qual o ensinamento a passar para a nova geração de defensores que está se formando no país?

R: Temos que pensar em projetos, pois para nossa carreira e nosso futuro como jogador é muito importante, mas não abrindo mão da valorização salarial. Questão de salário no futebol brasileiro está evoluindo, mas ainda é desproporcional pelos clubes, acredito que daqui há alguns anos vai ter um equilíbrio maior. Treinamento de zagueiro é importante, parte de posicionamento de área, trabalho de bola aérea e questão de velocidade, pois os atacantes sempre são mais rápidos que nos zagueiros. O conselho que digo para os novos zagueiros é fazer os trabalhos com simplicidade e bem focado se tiver esse pensamento tem tudo pra vencer na vida.

 

Foto: Ceará SC.