Ceará

Fernando Prass, liderança e conquistas agora à serviço do Vozão

Fernando Büttenbender Prass nascido em 09 de julho de 1978 na cidade de Viamão-RS, atleta que por onde passou conquistou títulos e o respeito da torcida

 

O arqueiro iniciou sua carreira no Grêmio, na sua época de base viu o Imortal ser campeão nacional em 1996, além disso Danrlei em grande fase. Muito por isso somente teve oportunidades em 1998 e uma sequência de embates no ano seguinte (32), porém o destino reservou empréstimos ao Francana-SP e Vila Nova (onde foi campeão goiano em 2001).

Mais experiente, após três temporadas seguidas com ritmo de jogo, o goleiro assinou com o Coritiba (de 2002 à 2005 foram 121 partidas com a camisa do alviverde paranaense), sendo muito lembrado pelo bi-campeonato estadual (onde foi o goleiro menos vazado daquela época). Depois assinou com o União de Leiria (Portugal).

Na Europa, foram quatro temporadas com 96 jogos (ele tinha a incumbência de substituir o goleiro Helton que acertou com o Porto). Na temporada 2006/2007 foi considerado o melhor goleiro do primeiro turno do Campeonato Português e também o jogador com melhores atuações no clube ao findar da competição.

Em 2009, retornou ao Brasil para atuar no Vasco da Gama e novamente foi titular, no clube atuou por 241 vezes. Vale ressaltar que a conquista da Copa do Brasil de 2011 passa muito por suas mãos, chegando até a ser cotado para Seleção Brasileira na época. Apesar da sua saída por conta de atraso de salários, ainda é muito considerado pela torcida cruzmaltina.

Para o ano de 2013, a incerteza pairava no Palmeiras, apesar da vaga na Libertadores o time passava por uma reformulação de elenco, a única certeza era que na meta o elenco estava bem servido. Em sete temporadas, o arqueiro participou de 268 duelos e chegou a revezar com nomes como Jailson (ex-goleiro do Ceará) e Weverton (atual titular palmeirense).

Os momentos mais importantes podemos inferir que foram o gol do título palestrino da Copa do Brasil de 2015 (último pênalti e chute forte sem chances) e a substituição na partida do Campeonato Brasileiro 2016 contra a Chapecoense (Jailson, titular no segundo turno saindo para o lugar dele que havia retornado de lesão).

Fernando Prass nunca chegou a atuar pela seleção, ele esteve bem próximo em 2016 ao ser chamado para as Olimpíadas do Rio (título inédito do Brasil na competição). Todavia, ele se lesionou no cotovelo direito (mesma lesão de 2014) e o arqueiro Weverton (na época no Athletico Paranaense) foi convocado.

Agora, o melhor goleiro do Campeonato Paulista 2014 e 2015 (seleção do campeonato) e da Copa do Brasil de 2015 (sendo o melhor jogador da final), entre outras conquistas individuais está no Ceará. A disputa no momento é com Diogo Silva, Richard, Matheus Cabral, Lucas França, Carlos (chegou ano passado junto ao River-PI) e André (que está na Copinha).

Foto de capa: SE Palmeiras.

Jean Lucas

Jornalista por formação, Geógrafo nas horas vagas, dono de um conhecimento vasto sobre o futebol, países e curiosidades que vocês somente verão em minhas matérias.

Últimos Posts

Paulo Bracks fala sobre negociações por Portilla e revela: “Não conseguimos destravar a negociação com o Talleres”

Paulo Bracks, falou a respeito das negociações por Portilla, e confirmou que houve sim uma prolongação nas negociações e que…

1 de agosto de 2025

Bracks nega acerto com Reinier e fala sobre possíveis novos nomes no Atlético: “A janela é grande”

Bracks ainda comentou sobre a possibilidade de chegada de outros nomes ao alvinegro, afirmando que o clube irá monitorar por…

1 de agosto de 2025

Palmeiras aposta em novas lideranças no elenco

O Palmeiras fez uma reformulação em seu elenco ao investir mais de 500 milhões de reais na contratação de jogadores.…

1 de agosto de 2025