Guia do estadual cearense

Hoje iniciamos a nossa sequência de análises personalizadas dos campeonatos estaduais. No Ceará, existe de forma notória, o alavancamento dos elencos

 

A competição começa dia 5 de janeiro e terá 10 equipes. Na primeira fase, os clubes menos Ceará e Fortaleza disputam 6 vagas para a próxima jornada e o campeão dessa parte ganha uma classificação para a Copa do Brasil. No mais, tem outra fase de pontuação corrida (em 5 jogos), semifinal e final.

 

Atlético Cearense:

O time comandado por Luan Carlos tem as disputas da Copa do Brasil e Série D pela frente, para isso o atacante Ari na gestão e a permanência de atletas no elenco ajuda demais. Os principais atletas são: O goleiro Artur, o volante Bruno Ocara, o meia Ronda ex-Guarani de Juazeiro e os atacantes Rômulo ex-Bahia e Caio César ex-Ceará.

 

Barbalha:

O jovem Washington Luiz chega ao clube do interior para pelo menos se manter na divisão principal: Os nomes principais: O goleiro Léo ex-Ferroviário, o zagueiro Max Oliveira ex-Fortaleza, o volante Guidio, o meia Netinho ex-Caucaia e o atacante Moré ex-Ceará.

 

Ceará:

O alvinegro permaneceu na Série A e o ponto positivo é manter a base defensiva, no entanto tem que se ligar no ataque que ainda não está da maneira devida, mesmo assim Lisca tem o time favorito ao título. Os principais nomes são: O goleiro Everson, o lateral-direito Samuel Xavier (foto), o zagueiro Luiz Otávio, o volante Juninho, o meia Felipe ex-Sanfrecce Hiroshima (Japão) e o atacante Mateus Matias ex-Corinthians.

 

Matéria: Entrevista com o lateral-direito Samuel Xavier

 

Ferroviário:

O campeão da Série D montou um elenco interessante e quem sabe chega para disputar o título que não conquista há mais de duas décadas, o técnico é Marcelo Vilar ex-Palmeiras. Os atletas de destaques são: O goleiro Remerson ex-Botafogo-PB, o lateral-esquerdo Fernandes ex-Remo, o zagueiro Erandir, o volante Robson Simplício ex-Sampaio Corrêa, o meia Enercino ex-Inter de Lages-SC e o atacante Siloé (foto) ex-Ceará.

 

Matéria: Entrevista com o meia Enercino, da Juazeirense-BA

Foto: Ferroviário AC.
 

Floresta:

Os comandados de Paulinho Kobayashi tem como objetivo alcançar a semifinal do cearense e conseguir a vaga para Série D em 2020 (já que está disputando esse ano também). Os destaques são: O lateral-direito Levy ex-Remo, o zagueiro Ranieri ex-Salgueiro, o volante Marconi ex-Boa Esporte, o meia Gil Mineiro ex-Sertãozinho-SP e o atacante Wallace ex-Fortaleza.

   

Fortaleza:

Rogério Ceni terá um trabalho árduo para a Série A desse ano, pois o elenco da divisão especial foi desfeito (ficando menos de 10 nomes) e as contratações ainda não foram no nível devido, título é a meta. Os principais nomes são: O goleiro Marcelo Boeck (foto), o lateral-esquerdo Bruno Melo, o zagueiro Roger Carvalho, o volante Paulo Roberto ex-Coritiba, o meia Madson ex-Al-Khor (Catar) e o atacante Paulo Junior ex-Wuhan Zall (China).

 
Foto: Fabio Lima/O POVO.
 

Guarani de Juazeiro:

Apesar da tradição que possuís no interior do estado, a desorganização também assola o Leão do Mercado, time com muitos jovens do Campo Grande (terceira divisão do Ceará). A priori entra como um dos possíveis rebaixados por causa da inexperiência de seu elenco. Sem destaques no momento.

 

Guarany de Sobral:

O investimento do clube que fez nesse ano foi positivo, principalmente para quem vem da segunda divisão. O time precisa de uma resposta e a vaga na Série D seria o ideal, o técnico é Anderson Batatais. Os destaques são: O goleiro Dionatan ex-Ceará, o zagueiro Ciro Luiz ex-América Mineiro, o volante Piauí ex-Ferroviário, o meia Jerson ex-Atlético Cearense e o atacante Waldison ex-Fortaleza.

 

Horizonte:

Diferente de anos anteriores, o elenco não é tão forte, no entanto a vaga entre os 6 melhores deve acontecer e para por aí acreditamos. Os nomes destaques são: O goleiro Matheus Cabral ex-Botafogo (base), o zagueiro Rômulo ex-Caucaia, o volante Matheus Lira, o meia Jack Chan ex-Aliança-CE e o atacante Marciel ex-Fortaleza.

 

Matéria: Entrevista com o volante revelação do Ceará, Matheus Lira

 

Iguatu:

Para finalizar, o quem sabe azarão do campeonato. O time permaneceu com bons jogadores e experientes, a vaga na Série D é um sonho e podemos dizer que a briga vai ser forte para isso, o treinador é Roberto Carlos e a folha de 100 mil reais por mês. Os destaques são: O goleiro Fábio Lima ex-Horizonte, o lateral-esquerdo Zé Aquiraz ex-Sampaio Corrêa, o zagueiro Gilmak ex-Botafogo-SP, o volante Michel ex-Ceará, o meia Elanardo ex-Paysandu e o atacante Diego Neves ex-Fortaleza.