Chapecoense sobe e tem histórico de longa permanência na Série A

A Chapecoense já está garantida na série A deste ano. A equipe catarinense volta à elite do futebol um ano após sua primeira queda. A chape tem um histórico de longa permanência na primeira divisão. 

A primeira vez que a Chapecoense subiu foi em 2013. Foi a segunda colocada com 72 pontos e 20 vitórias. Ficou, por sua vez, atrás apenas do Palmeiras, que foi, portanto, campeão com 79 pontos. Em 2014, na série A, os papéis se inverteram. A equipe catarinense terminou na frente do verdão com 43 pontos, na 15ª posição. Nos anos seguintes a Chapecoense não enfrentou dificuldades para se manter na primeira divisão. E chegou a fazer boas campanhas. 

Em 2016, por exemplo, terminou na 11ª posição e disputou a final da Copa Sul-Americana. Naquele ano, o avião que levava a equipe para o primeiro jogo contra o Atlético Nacional caiu próximo a Medellín, na Colômbia. Cerca de 71 pessoas entre atletas, diretoria, comissão técnica, jornalistas e tripulação morreram. A equipe se reergueu e em 2017 fez, então, a melhor campanha na série A. Terminou na oitava posição com 54 pontos. 

Contudo, no ano seguinte a equipe terminou na 14ª posição com 44 pontos e já demonstrava, por conseguinte, que não se seguraria na série A por muito tempo. Assim, em 2019 o primeiro rebaixamento foi consumado. A Chapecoense terminou, então, na 19ª posição com 32 pontos. No entanto, a chape está de volta à elite e já mostrou ser um time forte. E se espera que passe de novo um bom tempo entre os melhores do Brasil.

(Foto: Getty Images)