Chapecoense tem mais de 90% de probabilidade de rebaixamento
O Grêmio é o segundo time com mais chances de jogar a Série B 2022 segundo a Universidade Federal de Minas Gerais
Chapecoense e Grêmio são os dois piores times do Campeonato Brasileiro Série A até o momento. A equipe catarinense é o único time das duas primeiras divisões que não venceu. Com essa campanha e pelas contas dos matemáticos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMS), a campeã da Série B 2020 tem probabilidade de 94,3% de voltar à segunda divisão. Hoje, a Chape tem quatro pontos em 45 possíveis.
O Tricolor Gaúcho jogou 14 vezes e fez dez pontos. Segundo a UFMG, o elenco de Felipão tem 65,8% de chances de ser rebaixado. Para evitar o descenso, uma pontuação segura segundo a universidade são os desejados 45 pontos. No entanto, os dois últimos anos pontuações menores se salvaram – Fortaleza com 41 e Ceará com 39 em 2020 e 2019.
Assim, analisando a situação dos dois times, a Chapecoense precisa de mais de 40 pontos nos 23 jogos que restam. Por baixo, 58% de aproveitamento com mais de dez vitórias. Já o Grêmio necessita de 35 pontos para os sonhados 45. Ou seja, vencer dez partidas e empatar cinco.