|

Após a conquista da Champions, Chelsea bate o Villarreal e se consagra campeão da Supercopa da UEFA

Com a conquista da Liga dos Campeões em cima do Manchester City, o Chelsea se classificou para a Supercopa da UEFA. Enquanto o Villarreal atual campeão da Liga Europa, conquistada sobre o Manchester United.

O Chelsea conquistou a Supercopa da Uefa nesta quarta-feira ao vencer o Villarreal nos pênaltis por seis a cinco com uma defesa de Kepa Arrizabalaga na cobrança decisiva. Os blues conquistou primeiro título da temporada. No tempo normal, as equipes empataram em 1 a 1. Ziyech abriu o marcador para o Chelsea, enquanto Gerard Moreno igualou o placar para o Villarreal.

Na prorrogação, brilharam os goleiros Mendy, da equipe inglesa, e Asenjo, dos espanhóis. Porém, mesmo com boa atuação do arqueiro, o técnico Thomas Tchuel decidiu mudar. Aos 120 minutos, o alemão optou pela entrada do goleiro Kepa.

A opção do técnico funcionou e o arqueiro defendeu os pênaltis de Mandi e Albiol. Sem alguns de seus titulares, o Chelsea teve a primeira chance de abrir o placar aos seis minutos do primeiro tempo, com Timo Werner. Após escanteio, o alemão obrigou o goleiro Asenjo a fazer uma boa defesa. Minutos depois, Kanté recuperou a bola no ataque e mandou à direita do gol espanhol.

O segundo tempo começou com o Villarreal em busca do gol de empate, tanto que a primeira boa chance da etapa final foi espanhola. Para tentar desafogar o Chelsea, Thomas Tuchel colocou os titulares Jorginho, Manson Mount e Christensen.

Mesmo com as mudanças o Villarreal não ficou intimidado, que teve outra boa oportunidade aos 23 minutos, com Estupiñan. O gol de empate veio pouco depois, com Gerard Moreno. Após erro de Rudiger na saída de bola, aos 28 minutos, o camisa 7 recebeu passe de Dia na grande área e mandou para o fundo da rede.

Com o placar empatado, o jogo foi para a prorrogação e Chelsea continuou pressionando o Villarreal, mas sem chances claras de gol. O vencedor da Champions ainda reclamou de pênalti em Azpilicueta após contato com Estupiñan, mas o árbitro não marcou.

Nas penalidades, o Chelsea marcou com Azpilicueta, Marcos Alonso, Mount, Jorginho, Pulisic, Rudiger e viu Havertz errar. O Villarreal, por sua vez, marcou com Gerard Moreno, Estupiñán, Moi Gómez, Raba, Foyth e perdeu com Mandi e Raul Albiol, culminando no título do Chelsea por 6 a 5.

A equipe inglesa repete o feito de 1998, quando conquistou da Supercopa da UEFA pela primeira vez. Em 2012, 2013 e 2019, o Chelsea ficou com o vice-campeonato da competição.

Antes da bola rolar no Windsor Park, os jogadores do Chelsea se ajoelharam em protesto contra o racismo. Os atletas do Villarreal em contrapartida, permaneceram de pé. O episódio aconteceu durante o respeito de um minuto de silêncio.

Foto: Chelsea FC