|

Chelsea de Thomas Tuchel: O renascimento dos blues

A saída do grande ídolo do comando técnico do clube, Frank Lampard, significou o renascimento Chelsea.

A chegada do Thomas Tuchel transformou derrotas do Chelsea em eventos raros na temporada. Depois de uma péssima temporada sob o comando de Frank Lampard, o Chelsea atualmente briga para terminar o Campeonato Inglês no pódio, e está na semifinal da Champions League aguardando seu adversário na final da Copa da Inglaterra, após superar o favorito Manchester City.

Aos 47 anos, Tuchel, tinha seis meses de contrato no time PSG, chegando a agremiação em maio de 2018. Ele conquistou cinco títulos, entre eles dois campeonatos franceses.

No início da temporada 2018-2019 o técnico alemão reclamou da falta de reforços, o que levou a atritos com o brasileiro Leonardo, diretor de futebol do PSG. Segundo a imprensa alemã, Thomas Tuchel receberia seis milhões de euros (cerca de R$ 37 milhões) de indenização por sua demissão.

Pelo PSG, o técnico alemão teve:
. 127 jogos, 95 vitórias, 13 empates e 19 derrotas
. 78% de aproveitamento
. Títulos: Campeonato Francês (2018-2019 e 2019-20), Copa da França (2019-2020), Copa da Liga Francesas (2019-2020) e Supercopa da França (2018-2019)

O ressurgimento dos Blues na atual campanha passa diretamente pelo trabalho do treinador com os jovens. Christian Pulisic, meia-atacante do time, demorou a encontrar seu espaço na estratégia do alemão, mas aproveitou todas suas oportunidades e, só no mês de abril, marcou duas vezes sobre o Crystal Palace e foi importante na classificação para semifinal da Liga dos Campeões ao superar o Porto.

Mais dois jovens da talentosa equipe inglesa comandada por Tuchel: Mason Mount e Ben Chilwell. Ambos conquistaram não apenas a titularidade nos Blues, como agradaram os maiores críticos de todos: torcedores.

Giroud perdeu a titularidade e aparece cada vez menos na equipe inglesa. Tuchel tem apostado no centroavante Timo Werner, mas o jogador não consegue balançar as redes com regularidade. Entre o mês de março e abril, Werner esteve em sete partidas e conseguiu marcar somente duas vezes pela Premier League. Porém, o que deu a classificação ao Chelsea sobre o Atlético de Madrid veio dos seus pés.

Na semifinal da Champions, Chelsea encarar o favorito e maior campeão da competição, Real Madrid. Apesar do favoritismo é preciso lembrar que o treinador alemão superou grandes elencos e técnicos nesta temporada. Thomas Tuchel em 81 dias como técnico do Chelsea, venceu:

Pep Guardiola
Jürgen Klopp
Diego simeone
José Mourinho
Carlo Ancelotti

Ele não sofreu um único gol. E levou a equipe inglesa a semifinal da Champions League e Final da FA Cup.