Chelsea e Manchester City podem ser rebaixados na Premier League por violação financeira
De acordo com o The Times, Chelsea e Manchester City estão sofrendo fortes ameaças de punições graves por violações fiscais na Premier League. Nesta sexta-feira (17), o Everton foi punido com a perda de dez pontos por essas razões.
As punições podem chegar na dupla, que tem mais expressão no país. A ameaça de perda de 30 pontos ou de rebaixamento automático na Premier League parece muito real para Manchester City e Chelsea caso as acusações de violação financeira sejam provadas por uma comissão reguladora independente.
Em fevereiro deste ano, os Citizens foram sujeitos a uma investigação e 115 acusações de violações financeiras entre 2009 e 2018. O Everton sofreu apenas uma e foi punido com a perda de dez pontos. Além disso, o City recusou divulgar a fonte da receita do clube. E para completar, uma parcela significativa do salário de Roberto Mancini foi paga por uma suposta empresa de faixada localizada em Abu Dhabi.
Em relação ao Chelsea, os Blues foram multados em 8,6 milhões de libras pela Uefa após violar as regras do Fair Play Financeiro durante a administração de Roman Abramovich. Neste momento, a Premier League está investigando se as normas da competição também foram quebradas entre 2012 e 2019.
As acusações são de que o clube tenha realizado uma série de pagamentos irregulares enquanto era administrado pelo russo. O intuito era burlar regras fiscais do futebol, principalmente em transferências de jogadores.