Lukaku, o retorno

De volta ao clube que o tirou do Anderlecht, da Bélgica, há 10 anos e o emprestou nas duas temporadas seguintes, Lukaku saiu definitivamente do Chelsea em 2014, para o Everton, depois de apenas 15 partidas, quatro como titular, e nenhum gol.

O clube inglês pagou € 115 milhões, cerca de R$ 704 milhões, para ter de volta o centroavante titular da seleção belga até 2026: “Valia a pena lutar por ele” – declara Thomas Tuchel sobre a chegada do belga ao Chelsea.

Lukaku vai acumular 315 milhões de euros em taxa de transferência, se somadas todas as negociações da sua carreira. O atacante Romelu Lukaku vai se tornar o jogador mais caro da história, deixando para trás Neymar considerando o dinheiro que os dois já movimentaram no mercado da bola.

– Estou feliz e abençoado por estar de volta a este clube maravilhoso. Foi uma longa jornada para mim: vim aqui como uma criança que tinha muito a aprender, agora estou voltando com muita experiência e mais maturidade. A relação que tenho com este clube significa muito para mim, como vocês sabem. Torci pelo Chelsea quando criança. Estar de volta e tentar ajudar a ganhar mais títulos é uma sensação incrível – disse Lukaku ao site oficial.

Para ter o camisa 9 pedido por Thomas Tuchel, os blues, quebrou o próprio recorde de transferências, como já havia feito nos últimos anos. De 2017 até agora, o clube pagou 66 milhões de euros por Morata, depois 80 milhões de euros por Kepa e, também referente a Kai Havertz.

A chegada de um artilheiro renomado era a grande obsessão do Chelsea para a temporada, já que a aposta em Timo Werner não rendeu o esperado. O norueguês Erling Haaland era um dos nomes cogitados, mas, com uma certa dificulade de fechar negócio com o Borussia Dortmund, a aposta foi em Lukaku.

O atacante está em 20° na lista de maiores artilheiros de todos os tempos da Premier League. Com 113 gols dentro dos oito anos que defendeu West Bromwich, Everton e Manchester United. Nas últimas duas temporadas, Lukaku marcou 80 vezes pela Internazionale e a sua seleção.

– Desde que deixei o Chelsea, tem sido uma longa jornada com muitos altos e baixos, mas essas experiências me fortaleceram. O desafio é tentar ajudar a equipe a ganhar mais alguns troféus. Mal posso esperar para começar e ajudar o clube a ter mais sucesso, completou Lukaku.

Marina Granovskaia, diretora do clube inglês, elogiou a chegada de Lukaku e explicou como o atacante acrescenta no elenco do atual campeão da Champions League.

– Lukaku é simplesmente um dos melhores atacantes e artilheiros do mundo. Estamos entusiasmados por trazê-lo de volta ao clube que ama e animados por adicionar um talento ao elenco campeão da Champions League. Lukaku terá um grande espaço na nossa busca por objetivos.

Foto: Chelsea FC