|

Mal nas eliminatórias e bem na Copa América: Como chega a seleção peruana para enfrentar o Brasil

A seleção peruana não faz uma boa campanha nas eliminatórias para a Copa do Mundo do Qatar, por outro lado, os peruanos seguem forte na Copa América pela segunda edição consecutiva.

Adversário do Brasil nesta noite, o Peru busca uma vaga na final da Copa América 2021. Caso conquiste, o feito de bater os canarinhos será a segunda decisão consecutiva da La Blanquirroja no torneio sul-americano.

Se as coisas vão bem nas competições de mata-mata, o mesmo não pode se dizer no formato de pontos corridos. A seleção peruana amarga a lanterninha das eliminatórias sul-americana para o mundial do ano que vem, com apenas uma vitória em 6 jogos. Mas o que explicaria tamanho desnível de rendimento entre os dois torneios? Bom, é bem verdade que das quatro derrotas peruanas nas seis primeiras rodadas da competição classificatória, todas foram contra adversários bem superiores (Brasil, Argentina, Colômbia e Chile).

Azar na tabela ou não, dois resultados já se repetiram na Copa América: uma nova derrota para a seleção brasileira, essa acachapante por 4 a 0, e um novo empate contra o Paraguai, seguido da conquista da vaga nos pênaltis. Mas ao contrário das Eliminatórias, o Peru bateu a Colômbia por 2 a 1.

O treinador Ricardo Gareca trata a curta competição como uma injeção de ânimo para uma reação em busca da vaga para a Copa de 2022. Eliminar o Brasil e quem sabe até conquistar o título do torneio, que não vem há 36 anos, pode ser o início do sonho peruano até o Qatar.

A semifinal acontece hoje, às 20h (horário de Brasília-DF), no estádio Nilton Santos. Gareca não poderá contar com Carrillo devido a expulsão diante do Paraguai, entretanto o treinador prepara uma linha defensiva com cinco defensores para segurar o forte ataque brasileiro, melhor ataque do torneio com 11 gols. Confira a provável escalação segundo a imprensa peruana:

Gallese, Loral (Corzo), Araujo, Callens, Abram, Marcos López (Trauco); Yotún, Tapia, Cueva; Lapadula e Raziel Gárcia (Wilder Cartagena).