Rússia, procura redenção em campeonatos oficiais

A partir de 1992, com a extinção da União Soviética, a Seleção Russa não consegue desempenhar papel de protagonista em competições oficiais, seja na Europa ou no Mundial. 

 

Introdução:

 

A Seleção Russa de Futebol, tem duas fases distantes, uma vitoriosa, com conquista de Olimpíadas e avanço no futebol mundial, essa época de 1952 a 1991, com a União Soviética. Após isso, a história praticamente se resume em decepções, a sua primeira participação independente foi na Copa do Mundo de 1994, onde nove atletas não eram russos (ainda persistia a mistura de nacionalidade), dentre eles ucranianos, estonianos, georgianos e uzbeques, a participação foi tímida, sendo eliminado na primeira fase, conquistando o décimo oitavo lugar com um triunfo de 6 a 1, sobre Camarões, Oleg Salenko fez cinco gols nesta partida e se tornou artilheiro da competição com seis tentos.

Em 1996, disputou a primeira Eurocopa na Inglaterra sozinho, tendo um empate com a República Tcheca e duas derrotas no campeonato. Na Copa do Mundo de 2002, a história se repetiu, uma vitória e duas derrotas, o triunfo foi por 2 a 0 sobre a Tunísia. A partir dali a Rússia iniciou um processo de competir todas as Eurocopa até o momento, em 2004 em Portugal, perdeu para os donos da casa e para a Espanha, porém superou a Grécia (campeã do torneio) por 2 a 1, gols de Kirichenko e Bulykin, algo comemorado pela torcida, mesmo assim foi eliminado na primeira fase da competição.

A Áustria e a Suíça em 2008 reservava uma surpresa, a equipe liderada em campo por Arshavin e pelo técnico holandês Guus Hiddink, alcançou um honroso terceiro lugar, após superar Suécia e Grécia na primeira fase e a Holanda nas quartas, entretanto na semifinal foi derrotado pela Espanha, que formava uma grande geração na época. Em 2012, venceu a República Tcheca por 4 a 1, empatou com a Polônia por 1 a 1, contudo na hora de decidir, a Grécia se vingou e venceu por 1 a 0, eliminando os russos na primeira fase. No ano passado na França, decepcionou, após empatar com a Inglaterra, perdeu para a Eslováquia e o País de Gales.

A última participação da Rússia em Copas do Mundo foi em 2014 no Brasil, uma equipe experiente e que teve muitas dificuldades no campeonato, houve dois empates contra a Argélia e Coreia do Sul e uma derrota para a Bélgica, a expectativa de conseguir uma vaga na segunda fase, foi extirpada. No momento a preparação é para ser sede e apresentar um bom resultado em campo, principalmente após as cobranças públicas do atual presidente Vladimir Putin, como vimos a história da Rússia, a partir dos 1990, é de formar elencos de nível interessante, mas não conseguir ir muito longe nas competições. Outro ponto importante foi a medalha de bronze nas Olimpíadas de 1995.

Foto: Richard Souza/Globo Esporte.

 

Títulos:

 

Os títulos se reservam na história, na parte da União Soviética, com conquistas de duas Olimpíadas em 1956 e 1988 e de uma Eurocopa em 1960. Oleh Blohkin (com o maior número de gols e de participações pela seleção) e o goleiro Lev Yashin, são os grandes expoentes desta época. Sobre a Seleção Russa, o capitão é o zagueiro Vasiliy Berezutskiy, o atleta com maior número de participações é o zagueiro Sergei Ignashevich e o jogador com maior números de gols é Aleksandr Kerzhakov.