As Matildas vão para a sua sétima participação em Copa do Mundo e não contam com um grande retrospecto para a competição. Em seis oportunidades, a equipe tem como melhor resultado as quartas de final em 2015. Além disso, caíram na primeira fase em três oportunidades. Confira os dados.
A história da Austrália em Copas femininas começa em 1995 na Suécia. A primeira participação não foi boa. O time saiu ainda na primeira fase sofrendo três goleadas: 5 a 0 para Dinamarca, 4 a 2 para a China e 4 a 1 para os EUA. Na colocação geral, foi a última entre as doze seleções que disputaram o torneio.
A segunda participação foi quatro anos mais tarde nos Estados Unidos. A Copa de 1999 teve as anfitriãs como campeãs e mais uma vez a Austrália foi decepcionante. As Matildas fizeram um ponto em três jogos e foram eliminadas na primeira fase novamente. O time empatou com Gana em 1 a 1, perdeu para a Suécia por 3 a 1 e foi superada pela China pelo mesmo placar.
Em 2003, novamente nos EUA, a seleção fez uma campanha quase que idêntica a de 1999. Perdeu para Rússia por 2 a 1 e empatou com a China em 1 a 1. Terminou a sua participação com derrota para Gana por 2 a 1.
Depois de três participações fracas na Copa do Mundo, a equipe australiana honrou a camisa em 2007. A seleção caiu no grupo com Noruega, Gana e Canadá e conseguiu sua primeira vitória no seu décimo jogo de Copa. Diante de Gana, o time aplicou uma goleada por 4 a 1. Nos jogos seguintes, dois empates com Noruega e Canadá. A queda veio nas quartas diante do Brasil após perder por 3 a 2.
Na Copa da Alemanha, em 2011, a equipe repetiu a dose. Chegou nas oitavas de final. O primeiro jogo foi contra a seleção algoz de 2007, Brasil, e as Matildas foram derrotadas novamente. Porém, duas vitórias garantiram a vaga em segundo lugar do grupo. Primeiro, 3 a 2 contra a Guiné Equatorial e na decisão, vitória no apagar das luzes contra a Noruega por 2 a 1. Na fase seguinte, derrota para a Suécia por 3 a 1 e queda.
Na última Copa do Mundo, no Canadá, a Seleção Australiana teve sua melhor participação. A campanha na primeira fase foi de apenas quatro pontos: uma vitória, um empate e uma derrota. Perdeu para os EUA, venceu a Nigéria e empatou com a Suécia. Nas oitavas, deu o troco no Brasil e venceu pelo placar mínimo. A queda foi para o Japão com gol no fim do tempo regulamentar.
As Matildas têm 22 partidas de Copa do Mundo disputadas. O retrospecto não é tão bom, mas o time vem numa crescente nos últimos anos e promete algo melhor para 2019. São 5 vitórias, 5 empates e 12 derrotas. Elas marcaram 29 vezes e sofreram 44 gols. As seleções mais enfrentas foram o Brasil, China e Suécia; três vezes cada.
O lateral-direito Rhuan, do Vila Nova, fez em 2024 a temporada com o maior número de jogos da carreira desde…
Revelado nas categorias de base do Cruzeiro, Breno atuou em várias posições do meio-campo e também até como centroavante, ao…
O experiente técnico Mauricio Souza, com passagens por Flamengo, Vasco, Botafogo, Athletico Paranaense e Madura United(Indonésia) comandou o Red Bull…