Nesta terça-feira, 03 de julho de 2018, a Inglaterra espantou um fantasma que assolava há 12 anos. Desde 2006, o English Team não ganhava uma partida de mata-mata. Com gol de Harry Kane e pênalti decisivo de Dier, os ingleses derrotam a Colômbia e estão nas quartas de final da Copa do Mundo. O adversário será a Suécia.
O jogo que prometia ser intenso e veloz ficou devendo no primeiro tempo. Com muitas faltas e simulações de ambos os lados, Inglaterra e Colômbia permaneceram empatadas. Apesar do jogo estar amarrado, as poucas chances foram dos ingleses. Aos 15 minutos, Harry Kane recebeu um cruzamento na segunda trave e mancou por cima do gol. Dos 20 aos 40 minutos, com os dois times muito equilibrados e a arbitragem em um péssimo dia, não houve nenhum lance de perigo para os goleiros.
No fim da primeira etapa, o último lance com real perigo. Dessa vez, cobrança de falta de Trippier que passou do lado esquerdo de Ospina. Final de primeiro tempo: Colômbia 0-0 Inglaterra.
Na etapa final, o jogo melhorou muito em qualidade técnica e tática. Ambos os times buscaram atacar para avançar às quartas de final. Quem chegou primeiro ao gol foi a Inglaterra após pênalti. Harry Kane, aos 11 minutos, bateu no centro do gol e fez, 1 a 0.
A partir desse momento, o jogo ficou aberto. A Inglaterra teve outra chance com Dele Alli, mas não aproveitou. O destaque negativo no jogo de hoje ficou por conta da parte disciplinar. Foram muitas simulações e entradas maldosas dos atletas. Além disso, o árbitro não conseguiu controlar o jogo e “choveu” cartões amarelos, sete no total. Com esse cenário, o jogo estava perfeito para os Three Lions, que não pressionavam pelo segundo gol. Porém a Colômbia teve de atacar. Cuadrado teve uma ótima oportunidade, mas isolou a bola.
O gol salvador veio da estrela do zagueiro Mina, que já tinha feito dois gols na Copa. Praticamente no último lance, em um escanteio gerado após um lindo chute de Uribe, Mina subiu e cabeceou. Trippier ainda tentou salvar, mas não adiantou, empate colombiano. Com o empate, estava desenhada a prorrogação. Fim de jogo: Colômbia 1-1 Inglaterra.
O domínio durante a prorrogação foi dividido, no primeiro tempo, Colômbia dominou, no segundo, a Inglaterra. Nos primeiros quinze minutos, os sul-americanos avançaram o time e criaram boas oportunidades para marcar, porém o placar permaneceu 1 a 1. A melhor chance para gol foi uma cabeçada de Falcão Garcia aos 13 minutos.
Na segunda parte, o English Team conseguiu voltar ao jogo. Criou algumas chances. A melhor delas foi uma jogada trabalhada até chegar em Henderson, que chutou cruzado e passou a esquerda de Ospina. Com o fim da prorrogação se aproximando, os pênaltis tornavam-se realidade. E assim aconteceu, após mais de 120 minutos, empate por 1 a 1.
O drama inglês retornava após 12 anos. Desde 2006, o time não vencia em mata-mata. Além disso, a Inglaterra nunca havia ganhado uma disputa de pênaltis. Foram três decisões: contra Alemanha em 1990, Argentina em 1998 e Portugal em 2006, em todas os ingleses saíram derrotados.
Quem abriu as cobranças foi Falcão Gacia, e ele converteu. Depois Harry Kane, Cuadrado, Rashford e Muriel marcaram. No terceiro, o chute de Henderson foi defendido por Ospina. Porém a vantagem não foi consumada, visto que Uribe perdeu também. Trippier marcou para Inglaterra. Pickford defendeu a cobrança de Bacca e coube a Erick Dier decidir. O volante inglês, com categoria, converteu e confirmou o English Team nas quartas de final.
Com o avanço, a Inglaterra é a seleção favorita para chegar na decisão dia 15 de julho. Os ingleses vão enfrentar a Suécia nas quartas de final. Caso chegue na semifinal, pega Croácia ou Rússia. confira abaixo o chaveamento da fase eliminatória da Copa do Mundo:
A partida Suécia e Inglaterra será no próximo sábado, às 11 horas (horário de Brasília), na Arena Samara.
No próximo dia 28 de dezembro, o atacante Pedrinho organizará um jogo festivo entre os times “Amigos do Pedrinho” e…
O lateral-direito Rhuan, do Vila Nova, fez em 2024 a temporada com o maior número de jogos da carreira desde…
Revelado nas categorias de base do Cruzeiro, Breno atuou em várias posições do meio-campo e também até como centroavante, ao…