|

Irã luta, assusta a Espanha, mas não vence

Com uma proposta que visava defender (bem) mais do que atacar, a seleção iraniana foi ao limite da eficiência contra os espanhóis, porém, Diego Costa acabou contando com a sorte e marcando o gol que definiu o placar. O Irã ainda buscou o empate, teve gol anulado, mas não conseguiu se igualar e tentará ir atrás da classificação contra Portugal, na última rodada.

O primeiro tempo foi, ofensivamente, de um time só. A Espanha veio com as intenções da manter a posse de bola e comandar as ações de ataque, ficando até mesmo com todo o time de linha no campo de defesa do adversário e até ficando com 75% de posse de bola em determinado momento. A equipe iraniana pode não ter respondido à altura tais investidas, mas acabou executando perfeitamente sua proposta mais defensiva e, com um verdadeiro muro à frente da área, conseguiu segurar a equipe espanhola nos 45 minutos iniciais.

O segundo tempo se encaminhava para mais desse mesmo cenário, mas logo no início, Diego Costa levou sorte ao tentar manter a bola sob seu controle depois de girar sobre o seu marcador e acabou fazendo, sem querer, o gol com seu joelho após a bola bater nele na tentativa de Ramin de afastar a bola. Com o placar aberto, o time iraniano se viu obrigado a sair para o jogo e chegou a levar bastante perigo numa tentativa de Ansarifard que tirou o grito de gol dos torcedores mais distraídos ao chutar uma bola que balançou a rede do gol de De Gea, só que pelo lado de fora, um gol anulado, marcado por Ezatolahi e um belo lance protagonizado por Amiri, que cruzou na cabeça de Mehdi após dar uma caneta em Piqué, mas o meia mandou por cima do gol espanhol.

O jogo ainda teve, em seus minutos finais, uma tentativa frustrada de Mohammadi de cobrar um arremesso lateral dando um mortal, que gerou não só uma bronca do árbitro, como vários memes pela internet.

FICHA TÉCNICA
IRÃ 0 x 1 ESPANHA

Local: Arena Kazan, em Kazan (Rússia)
Data: 20 de junho de 2018, quarta-feira
Horário: 15h00 (horário de Brasília)
Árbitro: Andrés Cunha (Uruguai)
Assistentes: Nicolás Taran (Uruguai) e Mauricio Espinosa (Uruguai)
Cartões amarelos: Amiri e Omid (Irã)
Gols:
ESPANHA: Diego Costa, aos dez minutos do segundo tempo

IRÃ: Beiranvand; Ramin, Pouraliganji, Hosseini e Safi (Mohammadi); Omid, Karim (Jahanbakhsh), Mehdi e Amiri (Ghoddos); Sardar
Técnico: Carlos Queiroz

ESPANHA: De Gea; Carvajal, Piqué, Sergio Ramos e Alba; Busquets, Vásquez (Asensio), David Silva, Isco e Iniesta (Koke); Diego Costa (Rodrigo)
Técnico: Fernando Hierro