|

Irã x Portugal: Confronto decidirá vaga para as oitavas de final da Copa do Mundo

Portugal decide nessa segunda-feira (25), às 15h (horário de Brasília), contra o Irã, na Arena Mordovia, em Saransk, na última rodada do Grupo B, uma vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo da Rússia 2018.

Arena Mordovia, palco do jogo

A seleção portuguesa, que tem 4 pontos, precisa apenas empatar a partida contra os iranianos para avançar na competição, pois seu adversário, que tem 3 pontos, só chegaria a 4. A outra vaga do grupo será decidida no jogo da Espanha contra a já eliminada seleção do Marrocos, que perdeu seus dois jogos no mundial. Os espanhóis também jogam pelo o empate para garantir a vaga. Caso Portugal vença o Irã, a Espanha passaria de fase até com derrota, porém em segundo no grupo.

O reencontro:

Um reencontro irá marcar a partida entre Portugal e Irã. Carlos Queiroz, treinador português que dirige a seleção iraniana nesta Copa do Mundo e Cristiano Ronaldo, vão se reencontrar.

Queiroz, foi quem esteve perto de CR7 em momentos decisivos da carreira do atacante português. O treinador era auxiliar técnico de Alex Ferguson no Manchester United, quando Cristiano Ronaldo chegou por lá, e ajudou muito o atual melhor do mundo a desenvolver o seu melhor futebol.

Alex Ferguson, CR7 e Carlos Queiroz, no Manchester United

Em 2008, Queiroz comandou CR7 na seleção de Portugal, porém não obteve sucesso e o treinador deixou de comandar a seleção lusa, depois da Copa de 2010, dando lugar ao atual treinador Fernando Santos, que conquistou a Eurocopa de 2016, entrando para a história da seleção portuguesa

Carlos Queiroz e Cristiano Ronaldo juntos por Portugal

Carlos Queiroz deixou Portugal e foi reconstruir sua carreira na seleção do Irã. Experiente, Queiroz vem fazendo um excelente trabalho diante da seleção iraniana, que se classificou de forma invicta para a Copa do Mundo, e conquistou nesta Copa da Rússia, a segunda vitória em mundiais, quando derrotou o Marrocos por 1 a 0, na primeira rodada e faz a seleção chegar na última rodada da fase de grupos com chances de avançar para as oitavas de final da competição.

Queiroz encontrará pela frente, um Cristiano Ronaldo mais experiente e cada vez mais mortal em finalizar jogadas, tanto que o gajo, em dois jogos no mundial, já marcou 4 gols, sendo três marcados contra a Espanha, que é uma das favoritas a conquistar a Copa do Mundo.

Apesar da forte relação entre Queiroz e Cristiano Ronaldo, rumores dão conta que essa relação entre os dois está arranhada, e que atualmente nem se falam. Vamos acompanhar na partida dessa segunda-feira, se os dois vão se cumprimentar e com isso, dar fim a esses rumores.

Curiosidade:

Na eleição para melhor do mundo da FIFA de 2016, Cristiano Ronaldo foi eleito o melhor jogador do mundo, porém, o treinador Carlos Queiroz, seu compatriota, votou em Messi para conquistar o prêmio. O treinador explicou que no Irã, todos os 16 treinadores votam e que o voto dele não tem poder de decisão. Ou seja, mesmo que Queiroz tenha votado em CR7, é a maioria dos 16 treinadores dos times do Irã que decidem pra quem vai o voto.

Através da sua rede social, Carlos Queiroz fez um post parabenizando CR7 e os vencedores dos prêmios e explicou como funciona a votação no Irã:

-Parabéns a Cristiano Ronaldo e a Fernando Santos. Também felicitações para Ranieri e para todos os vencedores nas várias categorias. Para evitar mal-entendido, como aconteceu no passado, gostaria de lembrar que o treinador do Irã vota com os 16 treinadores da liga

Retrospecto do confronto:

Portugal e Irã se enfrentaram apenas uma vez em Copas do Mundo e foi em 2006, na Alemanha, onde Portugal venceu por 2 a 0, com gols de Cristiano Ronaldo e Deco, na segunda rodada do grupo D, que ainda tinham Angola e México. Em 2006, Portugal foi eliminada nas semi-finais, quando perdeu para a França por 1 a 0. Na disputa pelo terceiro lugar, o portugueses perderam por 3 a 1, para os alemães, anfitriões daquela Copa do Mundo