Portugal decide nessa segunda-feira (25), às 15h (horário de Brasília), contra o Irã, na Arena Mordovia, em Saransk, na última rodada do Grupo B, uma vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo da Rússia 2018.
A seleção portuguesa, que tem 4 pontos, precisa apenas empatar a partida contra os iranianos para avançar na competição, pois seu adversário, que tem 3 pontos, só chegaria a 4. A outra vaga do grupo será decidida no jogo da Espanha contra a já eliminada seleção do Marrocos, que perdeu seus dois jogos no mundial. Os espanhóis também jogam pelo o empate para garantir a vaga. Caso Portugal vença o Irã, a Espanha passaria de fase até com derrota, porém em segundo no grupo.
O reencontro:
Um reencontro irá marcar a partida entre Portugal e Irã. Carlos Queiroz, treinador português que dirige a seleção iraniana nesta Copa do Mundo e Cristiano Ronaldo, vão se reencontrar.
Queiroz, foi quem esteve perto de CR7 em momentos decisivos da carreira do atacante português. O treinador era auxiliar técnico de Alex Ferguson no Manchester United, quando Cristiano Ronaldo chegou por lá, e ajudou muito o atual melhor do mundo a desenvolver o seu melhor futebol.
Em 2008, Queiroz comandou CR7 na seleção de Portugal, porém não obteve sucesso e o treinador deixou de comandar a seleção lusa, depois da Copa de 2010, dando lugar ao atual treinador Fernando Santos, que conquistou a Eurocopa de 2016, entrando para a história da seleção portuguesa
Carlos Queiroz deixou Portugal e foi reconstruir sua carreira na seleção do Irã. Experiente, Queiroz vem fazendo um excelente trabalho diante da seleção iraniana, que se classificou de forma invicta para a Copa do Mundo, e conquistou nesta Copa da Rússia, a segunda vitória em mundiais, quando derrotou o Marrocos por 1 a 0, na primeira rodada e faz a seleção chegar na última rodada da fase de grupos com chances de avançar para as oitavas de final da competição.
Queiroz encontrará pela frente, um Cristiano Ronaldo mais experiente e cada vez mais mortal em finalizar jogadas, tanto que o gajo, em dois jogos no mundial, já marcou 4 gols, sendo três marcados contra a Espanha, que é uma das favoritas a conquistar a Copa do Mundo.
Apesar da forte relação entre Queiroz e Cristiano Ronaldo, rumores dão conta que essa relação entre os dois está arranhada, e que atualmente nem se falam. Vamos acompanhar na partida dessa segunda-feira, se os dois vão se cumprimentar e com isso, dar fim a esses rumores.
Curiosidade:
Na eleição para melhor do mundo da FIFA de 2016, Cristiano Ronaldo foi eleito o melhor jogador do mundo, porém, o treinador Carlos Queiroz, seu compatriota, votou em Messi para conquistar o prêmio. O treinador explicou que no Irã, todos os 16 treinadores votam e que o voto dele não tem poder de decisão. Ou seja, mesmo que Queiroz tenha votado em CR7, é a maioria dos 16 treinadores dos times do Irã que decidem pra quem vai o voto.
Através da sua rede social, Carlos Queiroz fez um post parabenizando CR7 e os vencedores dos prêmios e explicou como funciona a votação no Irã:
-Parabéns a Cristiano Ronaldo e a Fernando Santos. Também felicitações para Ranieri e para todos os vencedores nas várias categorias. Para evitar mal-entendido, como aconteceu no passado, gostaria de lembrar que o treinador do Irã vota com os 16 treinadores da liga
Retrospecto do confronto:
Portugal e Irã se enfrentaram apenas uma vez em Copas do Mundo e foi em 2006, na Alemanha, onde Portugal venceu por 2 a 0, com gols de Cristiano Ronaldo e Deco, na segunda rodada do grupo D, que ainda tinham Angola e México. Em 2006, Portugal foi eliminada nas semi-finais, quando perdeu para a França por 1 a 0. Na disputa pelo terceiro lugar, o portugueses perderam por 3 a 1, para os alemães, anfitriões daquela Copa do Mundo
Como vem Portugal:
Portugal, que empatou na estreia em 3 a 3, com a Espanha e venceu o Marrocos por 1 a 0, não teve facilidades nestas partidas, onde dependeu muito do poder de decisão de seu craque, Cristiano Ronaldo, que fez todos os 4 gols da seleção portuguesa no mundial. No empate contra a Espanha, CR7 empatou a partida quase perto do fim do jogo, numa bela cobrança de falta e marcou o gol da vitória contra o Marrocos, logo no início do jogo, e viu sua seleção sofrer para garantir o resultado. Contra o Irã, a expectativa é que Cristiano Ronaldo brilhe novamente mas que a equipe não sofra tanto e garanta a vaga para a próxima fase do mundial da Rússia.
Em entrevista coletiva neste domingo (24), o treinador Fernando Santos falou sobre a partida decisiva e disse que Portugal precisa estar atento com o time iraniano, comandado por seu compatriota, Carlos Queiroz.
-Antes dos jogos do Mundial, tive a oportunidade de ver todas as dez partidas que o Irã disputou nas eliminatórias e, por isso, sei a força desta equipe. Vi um Irã muito bem organizado, com jogadores de qualidade que já é a segunda vez que participa de um campeonato do Mundo. Para a maioria das pessoas que não estão atentas, acho que ficou claro nos dois primeiros jogos da Copa do Mundo, a grande capacidade da equipa do Irã. Fez dois jogos de grande qualidade. É uma equipe que sai muito bem em contra ataque, quando tem bola, sabe jogar, e demonstrou isso no jogo com a Espanha.
Sem querer entrar no assunto da relação de Carlos Queiroz com Cristiano Ronaldo, o comandante luso preferiu ressaltar as qualidades de seu jogador e que o confronto será entre duas seleções e não entre CR7 e qualquer outro ou entre treinadores:
-Cristiano Ronaldo faz a diferença aqui, no Real Madrid, no Manchester United, no Sporting e se for para outro clube também irá fazer a diferença. Agora, não será um jogo de Cristiano Ronaldo contra ninguém ou um jogo entre treinadores
Sobre as opções para escalar a equipe, Fernando Santos garantiu que João Moutinho está recuperado e pronto para jogar.
-Treinou normalmente hoje de manhã. Não vai estar fora dos 23 seguramente
Provável escalação de Portugal:
Rui Patricio; Cedric, Pepe, Jose Fonte e Raphael Guerreiro; William, Joao Moutinho, Bernardo Silva e Joao Mario; Gonçalo Guedes e Cristiano Ronaldo.
Treinador: Fernando Santos
Como vem a seleção do Irã:
O Irã, apesar de ter sofrido no jogo de estreia no mundial, contra o Marrocos, conseguiu a vitória e chegou aos 3 pontos que permite a ela, sonhar com uma vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo. Derrotada pela Espanha por 1 a 0, na segunda rodada, o Irã fez um jogo duro e vendeu caro a derrota para os espanhóis.
Carlos Queiroz, treinador português que comanda a seleção iraniana, disse em coletiva neste domingo (24), que sabe o que sua equipe precisa fazer para derrotar Portugal e chegar a classificação histórica:
– Respeito, realismo e romantismo. Temos que basear nosso jogo no valor fundamental. Quero uma equipe com honestidade, integridade, sacrifício, comprometimento, bravura. O líder da nossa equipe é a equipe. Não viemos aqui para sermos perdedores simpáticos. Viemos com dignidade para trazer orgulho aos iranianos. Vamos honrar o Irã por 90 minutos.
Queiroz não quis falar sobre como sua equipe irá jogar taticamente e disse que jogo contra Portugal será ainda mais difícil do que os jogos contra Marrocos e Espanha:
– Eu não posso falar disso. A imprensa portuguesa está toda aqui. Se eu fizer um comentário sobre nosso plano de jogo, acho que em 30 segundos minha opinião vai estar publicada. O que posso dizer é que se Marrocos e Espanha foram difíceis, contra Portugal será mais difícil ainda. Não viemos aqui para ter nada fácil.
Os iranianos, que pela primeira vez chegam a um terceiro jogo de fase de grupos tendo chances de avançar, também não deverão apresentar grandes mudanças em relação à equipe que dificultou muito a vida da Espanha.
Provável escalação do Irã:
Ali Beiranvand; Ramin Rezaeian, Morteza Pouraliganji, Pejman Montazeri e Ehsan Haji Safi; Omid Ebrahimi; Alireza Jahanbakhsh, Masoud Shojaei, Vahid Amiri, Saeid Ezatolahi; Sardar Azmoun.
Treinador: Carlos Queiroz
Arbitragem:
A arbitragem da partida ficará por conta de Enrique Cáceres. O paraguaio de 44 anos, apitou neste mundial, a partida que a anfitriã, Rússia, venceu o Egito por 3 a 1, na segunda rodada do grupo A.
Seus auxiliares serão os paraguaios Eduardo Cardozo e Juan Zorilla. O quarto árbitro será o argelino, Abid Charef.