Japão faz história e vence a Colômbia pela primeira vez em Copas

Nesta terça-feira (19/06) a Copa do Mundo começou com um resultado inesperado por muitos. O Japão faz história e vence pela primeira vez um adversário sul-americano em Copas do Mundo.

Os japoneses chegaram desacreditados e em início de crise para a Copa do Mundo. Trocou seu treinador poucos meses antes do Mundial da Rússia. Os jogos de preparação não foram nada animadores. Mas, na abertura da Copa para os Samurais Azuis, o time apresentou um bom futebol e se aproveitou da expulsão de Carlos Sánchez logo aos três minutos de jogo. Com isso, dominaram boa parte do jogo e venceram a Colômbia por 2 a 1 pelo Grupo H da Copa do Mundo.No Estádio de Saransk, os japoneses fizeram a festa. Além disso, aliviou a pressão sobre o treinador Akira Nishino.

Com apenas dois minutos de jogo, Kagawa tentou um chute e Carlos Sánchez cortou com a mão, pênalti e expulsão. O Japão abriu o placar com o próprio Kagawa, cobrando pênalti. Porém, mesmo com a vantagem no placar e no número de jogadores em campo, o time japonês não mostrou força suficiente para pressionar os colombianos. Muita posse de bola e pouca efetividade no ataque.

Já o técnico José Pékerman, mudou seu time. Tirou Cuadrado e colocou Barrios, assim voltou a ganhar o meio de campo. Falcão mesmo sozinho na frente, apareceu bem em alguns lances, arrumou uma falta na entrada na área, mesmo a falta sendo praticada por ele, mas o juiz viu falta no atacante. No melhor estilo Ronaldinho Gaúcho, Quintero cobrou por baixo da barreira, o goleiro Kawashima se esticou todo, mas a bola entrou: 1 a 1.

No segundo tempo, o homem a menos em campo pesou para a Colômbia. O time não aguentou o ritmo do jogo e cansou. Não conseguia sair no contra-ataque e acabou pressionada pelos Samurais Azuis. Com uma aplicação tática impecável em campo e com paciência para tentar o gol, os japoneses foram aos poucos buscando o gol da vitória. Após cobrança de escanteio, Osako subiu muito alto, mais do que os zagueiros, meteu a cabeça na bola, que ainda resvalou na trave, e venceu Ospina. Com este gol o Japão faz história e garante a primeira vitória na copa, a primeira vitória sobre uma seleção sul-americana e a primeira vitória sobre a seleção colombiana.