Meu jogo de Copa: A relação entre a festa de aniversário de 6 anos e Brasil 4×0 China

A seleção brasileira venceu a China por 4 a o e o quarteto iniciado com a letra R dominou o duelo em 2002. Até este presente momento tudo normal, mas o que faz a partida ser especial, é que foi no dia do meu aniversário de 10 anos

 

Este quadro tem como objetivo de trazer mais próximo o colunista do MF a Copa do Mundo, trazendo a emoção das pessoas, como ponto de partida, o dia 8 de junho de 2002. A Copa do Mundo da Coréia do Sul e Japão foi a minha primeira lembrança do futebol, logo aos 6 anos e a partir deste momento, o esporte nunca saiu mais da minha vida e a relação somente aumentou. O primeiro ídolo foi da época, diferente da maioria que se espelhava em Ronaldo, Ronaldinho e Rivaldo, o nome que passava em minha mente era do goleiro Marcos, do Palmeiras.

Nasci no 6 de junho de 1996, um número muito importante e relevante no meu andar, o seis (número da imperfeição). Mas em 2002, o dia da comemoração de meu aniversário foi no sábado, dia 8 de junho, uma festa em celebração a Seleção Brasileira e a Copa do Mundo.  A comemoração foi logo cedo às 8 h 30 da manhã, quando o Brasil iniciou a partida contra a China (última participação foi em 1938 ainda quando república). Me lembro como se fosse hoje, aos 15 minutos, o lateral-esquerdo Roberto Carlos e sua lendária bomba que abriu o placar da partida, um gol memorável, 1 a 0.

A partir dali foi somente alegria, Ronaldinho deu um lançamento primoroso a Rivaldo que aos 32 minutos aumentava o placar para o Brasil. Antes do fim do primeiro tempo, pênalti em Ronaldo, sendo que Ronaldinho Gaúcho assumiu a responsabilidade e converteu, fazendo 3 a 0 no embate. Para finalizar, aos 10 minutos do segundo tempo, triangulação entre Cafu, Rivaldo e Ronaldo que sozinho finalizou para o fundo da meta chinesa, placar final 4 a 0. Certamente foi uma das maiores alegrias da minha jovem vida, esperemos que a Seleção Atual conquista a tão almejada sexta estrela mundial em sua camisa.

Por incrível que pareça muitos desses atletas campeões tem uma relação com o Ceará Sporting Club, o meio-campista Ricardinho já foi treinador do clube em 2013 (uma rápida passagem que acabou em março), além disso o lateral-direito Belletti e o volante Edmílson vestiram a camisa do clube em 2011, sendo que Edmílson tem uma relação de respeito com a torcida alvinegra. O ano de 2002 sempre vai estar em nossos corações e em nossos pensamentos, uma equipe de qualidade e que mostrou ao país, a vitória e o título depois de oito anos.

 

Ficha técnica:

Brasil: Marcos, Cafu, Lucio, Roque Junior, Roberto Carlos, Gilberto Silva, Ronaldo (Edilson), Rivaldo, Ronaldinho (Denílson), Juninho (Ricardinho), Anderson Polga.

China: Jiang Jin, Wu Chenying, Li Tie, Ma Mingyu (Yang Pu), Hao Haidong (Qu Bo), Li Weifeng, Zhao Junze, Du Wei, Li Xiaopeng, Qi Hong (Shao Jiayi), Xu Yunlong.

Gols: 15′ – Roberto Carlos; 32′ – Rivaldo; 45′ – Ronaldinho (Pênalti); 55′ – Ronaldo

Cartões amarelos: 23′ – Ronaldinho; 69′ – Roque Júnior

Juiz: Anders Frisk (Suécia)