Copa do Mundo

O mundo pouco explorado na Pré-Convocação da Seleção Panamenha

O treinador Hernan Gomez convocou 35 atletas que irão participar da preparação do Panamá na Copa do Mundo, sendo que nos próximos dias, 12 desses nomes serão retirados da lista principal, o que podemos fazer de dedução é que tem um mundo novo e pouco explorado e que iremos definir aos poucos

 

No gol iniciamos pelo tri-campeão panamenho (2011, 2014 e 2017), o Chorillo FC que possui Jose Calderon e o atacante Rolando Blackburn. O titular da meta Jaime Penedo atua pelo Dinamo Bucareste (18 vezes campeão romeno e um dos maiores do país) e para finalizar o terceiro arqueiro Alex Rodriguez veste a camisa do enea-campeão do Panamá (última vez em 2014), o San Francisco FC, além dele possui o lateral-direito Francisco Palacios.

Entre os defensores, o zagueiro Azmahar Ariano atua no Patriotas FC da Colômbia (clube de 2003). O CSD Municipal, o maior time da Guatemala com 30 conquistas nacionais em sua história é um caso a parte, pois tem em seu elenco o zagueiro Baloy (que entre 2003 e 2006 atuou no Grêmio e no Atlético Paranaense) e o experiente atacante Blas Perez, ambos uns dos principais atletas da história do país. O San Jose Earthquakes é bi-campeão da MLS (Estados Unidos, 2001 e 2003), tem o zagueiro Harold Cummings e o meia Anibal Godoy.

Por incrível que isso pareça, o New York Red Bulls, um dos times mais tradicionais dos Estados Unidos, nunca conquistou um título nacional, mas conta sempre com atletas dispostos a quebrar esse jejum, dentre eles o zagueiro Fidel Escobar e o lateral-direito Michael Murillo. O Houston Dynamo é bi-campeão da MLS (2006 e 2007) e tem o zagueiro Adolfo Machado. Pensa que faltaria Honduras na lista? O CD Olímpia já foi bi-campeão da Liga dos Campeões da Concacaf em 1972 e 1988 com a presença do lateral-esquerdo Luis Ovalle.

O modesto Alianza FC, campeão da segunda divisão panamenha em 1999 participa com a presença do lateral-direito Richard Peralta e finalizando o zagueiro Roman Torres (conhecido como A Muralha, quase foi para o Palmeiras em 2013) e atualmente é titular do Seattle Sounders foi campeão da MLS em 2016. O Dunajska Streda, da Eslováquia também está representado, o máximo que a equipe chegou foi a terceiro lugar e possui o lateral-esquerdo Erick Davis.

O KAA Gent, ganhou espaço nos últimos anos após ser campeão belga na temporada 2014-2015 e chegar no ano seguinte nas oitavas-de-final da Liga dos Campeões, em seu elenco tem o volante Ricardo Avila e o meia José Luis Rodriguez. O México foi representado pelo Cafetaleros de Tapachula que entrou na história por conquistar nos últimos dias o campeonato da segunda divisão do país, o meia Edgar Barcenas está na equipe.

O Deportivo Municipal é tetra-campeão peruano (último título em 1950) e tradicional pela força antigamente no elenco possui o volante Ricardo Buitrago, o Universidad San Martín de Porres foi formado em 2004 e pela força da instituição por detrás já conquistou três títulos peruanos, o meia Miguel Camargo representa o clube. O time com maior número de conquistas no Panamá (13) aparece também, o Tauro FC com o volante Adalberto Carrasquilla.

O Universidad de Chile possui uma Sul-Americana em 2011 e vinte uma participações na Libertadores, tendo no elenco o meia-atacante Armando Cooper. O Atlético Bucaramanga foi vice-campeão colombiano em 1996-1997 e o experiente meia Gabriel Gomez está na respectiva equipe. O Unión Comercio conquistou o título da Copa Peru em 2010 e o meia José González é um dos seus principais atletas. O Columbus Crew apesar de pouco conhecido já foi campeão da MLS em 2008 e o meia Cristian Martínez está lá.

O Plaza Amador outro time desconhecido do Panamá já foi tri-campeão e o meia Valentin Pimentel representa dentro da seleção. O Universitario de Lima apesar de não ser o mais tradicional é o maior campeão do Peru com vinte e seis títulos (último em 2013) e o meia Alberto Quintero participa do elenco atual.

O LD Alajuelense chegou a Costa Rica na lista, o clube é bi-campeão da Liga dos Campeões da Concacaf (1986 e 2004) e o atacante Abdiel Arroyo é uma das esperanças de gol. Ismael Diaz é a grande sensação do selecionado, pois atua no Deportivo La Coruña, que mesmo rebaixado na Espanha é tradicional no país. O CA Independiente tem como maior conquista o Clausura da segunda divisão panamenha e Jose Fajardo está quase finalizando os 35 nomes.

O novato de 4 anos, Mineros Zacatecas do México já foi vice-campeão do Apertura 2016 e Roberto Nurse é uma das boas novidades da seleção. O Sport Boys é hexa-campeão peruano e o experiente atacante Luis Tejada chegou a pouco tempo no clube para ser um dos expoentes. Prometo que é o último, Huachipato, do Chile campeão em duas oportunidades e Gabriel Torres finaliza tudo com louvor.

Imagem: Seleção do Panamá.

 

Lista de países:

 

Bélgica: 2

Chile: 2

Colômbia: 2

Costa Rica: 1

Eslováquia: 1

Espanha: 1

Estados Unidos: 7

Guatemala: 2

Honduras: 1

México: 2

Panamá: 8

Peru: 5

Romênia: 1

 

 

Pré-convocação da Seleção do Panamá:

Goleiros: Jose Calderon (Chorrillo), Jaime Penedo (Dinamo Bucareste), Alex Rodríguez (San Francisco FC).

Defensores: Azmahar Ariano (Patriotas FC), Felipe Baloy (CSD Municipal), Harold Cummings (San Jose Earthquakes), Eric Davis (Dunajska Streda), Fidel Escobar (New York Red Bulls), Adolfo Machado (Houston Dynamo), Michael Murillo (New York Red Bulls), Luis Ovalle (CD Olimpia), Francisco Palacios (San Francisco FC), Richard Peralta (Alianza) e Roman Torres (Seattle Sounders).

Meio-campistas: Ricardo Avila (KAA Gent), Edgar Barcenas (Cafetaleros de Tapachula), Ricardo Buitrago (Municipal), Miguel Camargo (Universidad San Martín de Porres), Adalberto Carrasquilla (Tauro FC), Armando Cooper (Club Universidad de Chile), Anibal Godoy (San Jose Earthquakes), Gabriel Gomez (Bucaramanga), Jose Gonzalez (Union Comercio), Cristian Martínez (Columbus Crew), Valentin Pimentel (Plaza Amador), Alberto Quintero (Universitario de Lima) e Jose Luis Rodríguez (KAA Gent).

Atacantes: Abdiel Arroyo (LD Alajuelense), Rolando Blackburn (Chorrillo), Ismael Diaz (Deportivo La Coruna), Jose Fajardo (CA Independiente), Roberto Nurse (Mineros Zacatecas), Blas Perez (CSD Municipal), Luis Tejada (Sports Boys) e Gabriel Torres (CD Huachipato).

Jean Lucas

Jornalista por formação, Geógrafo nas horas vagas, dono de um conhecimento vasto sobre o futebol, países e curiosidades que vocês somente verão em minhas matérias.

Últimos Posts

Sendo apenas a quarta opção do elenco, Santos empresta lateral ao Sport

Se na lateral-direita o Santos buscou Igor Vinícius, na lateral-esquerda o Peixe emprestou o lateral Kevyson ao Sport até o…

2 de julho de 2025

Técnico destaque nas categorias de base do Brasil, Allan Barcellos ministra aulas sobre treinamento técnico, tático e estratégico para a Licença A da CBF Academy

Comandante da categoria sub-20 do São Paulo, Allan Barcellos vem se destacando no Brasil pelo excelente trabalho realizado nas categorias…

1 de julho de 2025

Cria do Santos e do Atlético MG, Alex Fernandes atinge marca de 100 jogos profissionais e celebra carreira na Europa: “Muito abençoado”

Cria do Santos e do Atlético MG, o jovem Alex Fernandes completou 100 jogos na carreira atuando no futebol internacional.…

28 de junho de 2025