Uruguai e o legado de uma seleção que enche os olhos
O Uruguai venceu a seleção portuguesa e mandou para a casa, nada mais nada menos, o craque Cristiano Ronaldo, atingindo mais uma façanha: chegar às quartas de finais da Copa do Mundo de 2018. Embora não pareça, estamos falando de um país que tem aproximadamente 3,5 milhões de habitantes, mas que bate de frente com qualquer seleção do mundo devido à sua competitividade. A competição, para os uruguaios, é uma essência. Isso fica evidente quando vemos um jogador enfiar a cara na bola para disputar a jogada no chão. Não há bola perdida, não há time que não possa ser vencido, não há torneio que não possa ser ganho. Os jogadores que vestem a camiseta celeste, compreendem a grandeza e sabem o que tem de ser feito.
FOTO-TOCO Y ME VOY(TWITTER)
Não só a seleção, mas os times uruguaios também seguem o mesmo modelo. O futebol, muitas vezes nada agradável, em que a técnica é deixada um pouco de lado, mas que, acima de tudo, preza pela organização, disputa e a raça nas quais conquistaram o respeito dos outros adversários. O legado construído é fruto de trabalho, planejamento e visão do país voltado nos investimentos de base. Com o futebol sendo tratado com seriedade.
Em 2006, o planejamento para os investimentos de base foram colocados em prática, na liderança de Óscar Washington Tabárez Silva, o símbolo dessa revolução churra nos últimos anos, responsável por mudar toda a maneira de pensar futebol no Uruguai. No entanto, o mais curioso e intrigante dessa revolução futebolística é que, embora o trabalho estivesse voltado para o futebol, a ideia não era apenas o fortalecimento da seleção pensando à longo prazo pois esses garotos integrados as categorias de base amadoras da própria seleção, também teriam responsabilidades em relação a formação acadêmica. O ‘’El Maestro’’ (o professor), assim chamado no Uruguai, pois depois de pendurar as chuteiras e antes de ingressar na seleção uruguaia como treinador, foi professor e diretor de escola publica no Uruguai. Um homem, além de apaixonado por futebol, extremamente culto.
FOTO-AUFOFICIAL(INSTAGRAM)