Camisa 1 do Corinthians: Quem foi o maior?

Todo bom time começa com um bom goleiro, este por tradição geralmente utiliza a camisa de número 1 – por ser o primeiro da escalação – então quem foi o melhor camisa 1 da história do Corinthians? Separei alguns dos grandes nomes da história do clube que utilizaram o número 1 e vou contar um pouco da história deles pelo clube – Cássio considerado por muitos o maior goleiro da história do Timão, utiliza o número 12 e por isso não estará presente aqui.

Tuffy

Tuffy Nejm foi o primeiro goleiro ídolo do Corinthians, o arqueiro chegou ao clube do Parque São Jorge em 1928 já no final de sua carreira, após passagens pelo Santos e pelo Palestra Itália. Foi no Corinthians que o goleiro fez história, atuando por 4 temporadas e sendo tricampeão paulista em 1928, 1929 e 1930. Depois de deixar o clube o goleiro anunciou a sua aposentadoria, vindo a falecer 4 anos depois, vítima de uma pneumonia. Tuffy era apelidado de Satanás, devido as suas grandes costeletas.

Gilmar

Gylmar dos Santos Neves foi goleiro do Corinthians entre 1951 e 1961, entrando em campo em 381 partidas pelo clube, também representou o timão na Copa do Mundo de 1958 – curiosamente no torneio o arqueiro utilizou a camisa de número 3 por erro na numeração dos jogadores. Nos 10 anos que atuou pelo alvinegro do Parque São Jorge, Gilmar conquistou os títulos do Campeonato Paulista de 1951,1952 e 1954 e o torneio Rio-São Paulo de 1954, após sua saída do Corinthians, o goleiro foi para o Santos, onde fez história e também se tornou ídolo.

Foto: Reprodução Corinthians.

Cabeção

Antes de Gilmar assumir a 1 do Corinthians, o goleiro era Luiz Mário, apelidado de Cabeção. O arqueiro atuou em 326 partidas pelo Timão e conquistou os títulos do Campeonato Paulista de 1951, 1952 e 1954 e o torneio Rio-São Paulo de 1954, sendo até hoje um dos goleiros que mais jogaram pelo clube. Em meio ao grande sucesso de Gilmar, Cabeção foi negociado, mas anos depois, em 1958, voltou a vestir a camisa do clube do Parque São Jorge, onde atuou até 1967, fazendo história com a camisa alvinegra.

Ado

Eduardo Roberto Stinghen foi goleiro do Corinthians entre os anos de 1969 e 1974, onde era um dos principais destaques da equipe. Mesmo sem conquistar títulos pelo Timão, Ado colecionou boas atuações e chegou a jogar pela seleção brasileira na Copa do Mundo de 1970. Famoso pela beleza, Ado acabou se encantando pela vida boêmia e foi perdendo espaço na equipe corintiana, até perder o posto de titular e deixar a equipe paulista. Ao todo foram 206 partidas do goleiro com a camisa do alvinegro do Parque São Jorge.

Foto: Divulgação.

Tobias

José Benedito Tobias chegou ao Corinthians em 1975, época em que o Timão vivia a sua grande seca de títulos. Tobias era o arqueiro em duas das maiores partidas da história do alvinegro, a primeira delas em 1976 no famoso episódio da invasão corintiana ao Maracanã onde o goleiro decidiu o jogo nos pênaltis e classificou o Corinthians para a final do Campeonato Brasileiro daquele ano. O segundo grande momento de Tobias com a camisa do clube foi em 1977, era ele o goleiro no dia em que o Timão saiu da seca de títulos e conquistou o Campeonato Paulista, para muitos o mais importante título da história da equipe, foram 125 partidas pelo clube e um título conquistado.

Ronaldo

Ronaldo Soares Giovanelli veio das categorias de base do Corinthians, chegando ao profissional em 1988 e ficando até 1998, sendo até hoje um dos jogadores com maior número de partidas pelo Timão. Foram 602 aparições em campo com a camisa do time do Parque São Jorge e diversos títulos conquistados, como o Brasileirão de 1990, a Copa do Brasil de 1995 e os Campeonatos Paulistas de 1988, 1995 e 1997. Até hoje ainda é considerado por muitos como o maior goleiro da história do Corinthians, atualmente Ronaldo é conselheiro do clube e apresentador de TV.

Foto: Reprodução Corinthians.

Dida

Nelson de Jesus Silva, o Dida, chegou ao Corinthians vindo por empréstimo do Milan em 1999, e já foi se tornando figura importante na conquista do Campeonato Brasileiro daquele ano. O arqueiro era conhecido como pegador de pênaltis e assim foi decisivo em diversos jogos do alvinegro do Parque São Jorge, um episódio famoso foi o que defendeu dois pênaltis de Raí no mesmo jogo, a partida era válida pela semifinal do Brasileirão daquele ano. Dida também se destacou na final do Mundial de Clubes de 2000 onde defendeu um pênalti decisivo para a conquista do título. Ao todo foram 94 partidas pelo clube, conquistando os títulos do Campeonato Mundial 2000, do Campeonato Brasileiro 1999, do Rio-São Paulo 2002 e da Copa do Brasil 2002.

Grandes nomes vestiram a camisa 1 do Corinthians, muitos foram campeões e muitos ficaram marcados por outros momentos, atualmente o arqueiro titular do Timão é o goleiro Cássio que joga com a camisa 12 e quem utiliza a número 1 é o terceiro goleiro, Guilherme. Mas pra você quem é o maior camisa 1 da história do Corinthians?

Foto de capa: Getty Images.