|

Entrevista com a zagueira Érika, do Corinthians

Érika Cristiano dos Santos nasceu dia 4 de fevereiro de 1988, em São Paulo. A jogadora atuou pelo Juventus (SP), Santos, Gold Pride-EUA, Foz Cataratas-PR, Centro Olímpico e PSG, além de ter inúmeras convocações para defender a seleção brasileira. Atualmente joga no Corinthians.

 

1- Quais foram as dificuldades que você enfrentou para se tornar jogadora de futebol?

R: No começo enfrentei as dificuldades normais para a maioria dos jovens, como por exemplo: falta de dinheiro para ir treinar, ter que sair correndo da escola para ir treinar e almoçar dentro do ônibus lotado, diversos tipos de preconceitos e muitos outros obstáculos. Porém, nada que me fizesse desistir dos meus sonhos.

 

2- Você já atuou nos Estados Unidos e na França. Fora do Brasil o futebol feminino é mais valorizado?

R: Acredito que sim. O futebol feminino vem crescendo muito no Brasil e o Corinthians é uma prova disso, pelo trabalho sério que realizam. Porém, no aspecto geral, ainda falta bastante apoio ao futebol feminino aqui no Brasil.

 

3- Você é uma jogadora que atua em diversas funções. No Santos jogou como volante e meia, no PSG jogou como zagueira e no Juventus da Mooca jogou como atacante. Em qual posição você se sente mais confortável em jogar?

R: Como você mesmo disse, durante minha carreira fui treinada em diversas posições e meu foco sempre foi ajudar as equipes por onde passei. Atualmente, não é diferente. Procuro adaptar meu jogo de acordo com o perfil de companheiras que estão ao meu lado. Definitivamente, não tenho preferências.

 

4-  Qual a sensação de poder vestir a camisa da seleção brasileira e conquistar um título com essa camisa?