|

Entrevista com Victor Souza, goleiro do CRB

Nascido em São Paulo, o goleiro Victor Bernardes Andrade e Souza, mais conhecido como Victor Souza, iniciou sua carreira no futebol no São Caetano. Além do time paulista, o atleta também tem passagens por Cruzeiro, onde subiu para o profissional; além de Nacional de Patos, Tupi, Tombense, Democrata-GV e Cuiabá. Atualmente é jogador do CRB

 

MF: Sempre foi da sua vontade jogar no gol? Acreditas que o goleiro é pouco valorizado em comparação as outras posições? 

R: Na verdade queria ser atacante, mas na verdade não tinha qualidade pra ser, então pela altura meu primeiro treinador na vida com 6 anos, o Zé Carlos no Saci Imirim, me deu a sugestão e consegui me adaptar. Depende da situação, grandes goleiros no futebol brasileiro e mundial tem seus salários exorbitantes, porém merecido pelo grande número de conquistas e ajuda positiva ao clube, porém poderiam ser mais valorizados, já que muitos atacantes fazem 10, 20 gols no ano, em uma única renovação já começa a ganhar mais que um goleiro que está no clube há 5, 10 anos como ídolo.

 

MF: Qual jogo você considera o mais especial de sua carreira? E qual sua maior ambição no futebol? 

R: O jogo da final do Campeonato Alagoano 2020 contra o CSA, um clássico muito disputado, onde pude ajudar o CRB conquistar o título. Há outros jogos também, Cruzeiro pela copa do Brasil, por fazer 7 anos que sai do clube e é sempre bom voltar a jogar contra o clube que te formou para o futebol. O jogo do acesso em 2018 pelo Cuiabá foi o divisor de águas em minha vida, pois me proporcionou o acesso e consegui jogar uma Série B em 2019. 

 

MF: Tem passagem pelo Cuiabá entre 2017 e 2019. Muitos torcedores dizem que você é o maior goleiro da história do clube. O que você pensa sobre isso e qual a sensação de receber tanto carinho? 

R: Foram 2 anos de muitas glórias e conquistas, 95 jogos, 2 títulos estaduais invictos, melhor goleiro e o menos vazado nos 2 anos, acesso para a Série B e título da Copa Verde. Foram 4 conquistas em 2 anos, isso são números positivos além de fazer uma Série B em alto nível ajudando o clube a brigar pelo acesso até as últimas rodadas. Clube muito organizado, com boa gestão e sou muito grato por ter me dado a melhor oportunidade da minha vida, quando menos esperava, Deus me colocou lá com grandes profissionais: Itamar Schulle, o treinador que pediu minha contratação e Ernandes Pantaneiro, treinador de goleiro multi campeão no estado, que me dava toda confiança e extraía o máximo para fazer um grande trabalho. O segredo desse sucesso foi muita Fé e trabalho com esses grandes profissionais.  

MF: Com essa paralisação do futebol, os atletas tiveram que treinar em casa. Como é o treinamento do goleiro? Tem muita diferença do treinamento dos jogadores de linha? Além dos treinos, o que tem feito durante a quarentena? 

R: Sem duvidas quem mais perderam foram os goleiros, pois precisa ter contato com a bola, tempo de bola, reação, velocidade, entre muitos quesitos técnicos, e para o jogador de linha fica mais fácil só treinar parte física e voltar ao dia a dia de campo, com 5 dias já está apurado, goleiro só volta a forma tecnica ideal após 1 mês. Eu tenho uma loja de luvas para goleiros chamada VS Luvas há 3 anos e nessa pandemia, Deus colocou no coração da minha noiva para abrir minha marca própria “VS” e graças a Deus consegui colocar em prática, desde o meio da pandemia vem sendo grande sucesso.

 

MF: Qual sua expectativa com o CRB após a volta do futebol? Acredita que possam brigar por títulos? 

R: Sem duvidas queríamos conquistar o estadual para começar o ano da melhor maneira possível, nos dando confiança para o restante da temporada. Agora tem o Brasileiro e vamos buscar não só o acesso, mas sim o título que o Marcelo Cabo já foi uma vez e tem dois acessos, montou uma equipe qualificada para ter grandes conquistas, e estamos na Copa do Brasil, vamos buscar passar de fase com muito trabalho, esperança e eé.

 

MF: Qual goleiro é tua inspiração no futebol? Que conselho daria para jovens que sonham em seguir nessa mesma posição?

R: Meu goleiro inspiração é o Fábio, um grande profissional que tive a honra inenarrável de treinar com ele, muitas vezes no Cruzeiro, e aprendi com ele muitas coisas, principalmente como ser humano, e extra campo que é um fator essencial para o sucesso, desde então comecei a me cuidar em todas as áreas e seguindo conselhos dele venho progredindo a cada dia. Falo para os jovens nunca desistir, trabalhar muito como se fosse último dia, treinar, treinar e treinar, pensando que vai chegar na Seleção Brasileira, vai representar o time do seu coração, inspirando em um ídolo, que vai ser igual a ele, principalmente ter muita esperança e fé em Deus que vai conseguir.