Após se enfrentarem 2 vezes pela fase de grupos da libertadores, Cruzeiro e Vasco voltaram a campo novamente em 2018, desta vez pela 10° rodada do campeonato Brasileiro.
A Raposa buscava a quarta vitória consecutiva dentro da competição, na última rodada a equipe Celeste foi a Fortaleza e ganhou por 1×0 do Ceará em pleno Castelão. Resultado que colocou o Cruzeiro na segunda colocação com 16 pontos.
O Vasco por sua vez vinha de derrota no Clássico jogando em casa para o Botafogo, após o jogo o técnico Zé Ricardo pediu demissão da equipe vascaína. Mesmo em crise, os Cariocas ocupava a 13° colocação no Brasileiro.
O jogo:
Acostumado com uma grande pressão inicial, o Cruzeiro se recuou no começo da primeira etapa e só foi conseguir finalizar aos 7 minutos. Em escanteio cobrado por Robinho, Dedé ganha da defesa vascaína e cabeceia, a bola passa próximo do gol defendido por Fernando Miguel. 2 minutos depois, Raniel faz belo giro em cima da zaga adversária e cruza rasteiro para Thiago Neves emendar de primeira, mas a bola vai por cima do gol.
O Vasco que parecia encurralado pela forte pressão celeste, consegui se recuperar no jogo, após falta cometida por Henrique, Yago Pikachu cobra e Fábio faz grande defesa, a bola ainda toca no Travessão e a defesa afasta. O Gigante da colina se animou e abriu o placar. Aos 21 minutos da primeira etapa Andrey adianta a bola, Egídio tenta o passe mas erra e a sobra fica com o volante vascaíno que finaliza no ângulo direito de Fábio para abrir o placar. Cruzeiro 0x1 Vasco.
No final do primeiro tempo a Raposa quase conseguiu o empate. Em cobrança de escanteio na primeira trave, Dedé ganha da marcação e desvia para Henrique completar, porém o capitão Cruzeirense não consegue cabecear em cheio. Em menos de 10 minutos, Raniel aparece 3 vezes para finalizar, mas sem perigo para a defesa Cruz Maltina. E assim encerrar a primeira etapa.
Segundo Tempo:
Empurrado pela torcida presente no Mineirão e com várias chances de marcar, o Cruzeiro foi ao ataque logo no começo da etapa final. Aos 4 minutos A defesa afasta mal e na sobra Dedé consegue recuperar, o zagueiro tenta fazer o cruzamento para Léo que não chega a tempo para finalizar e empatar o jogo. Aos 13 outra chance de Dedé, após cobrança de escanteio a bola sobra com Henrique, que ajeita para o defensor finalizar de primeira, que ainda desvia em Fernando Miguel e sai para escanteio.
2 minutos depois a pressão havia dado resultado. Em bela triangulação do ataque da Raposa a bola fica com Rafael Sobis que toca por cima para Raniel encobrir o goleiro Vascaíno para marcar seu quarto gol na temporada e empatar o jogo no Mineirão. Com o empate no placar, o time da casa foi para cima em busca da virada, e quase marcou após falta batida por Thiago Neves, a defesa afasta mal e Henrique aproveita a sobra e finalizar para fora.
Com 38 minutos da segunda etapa os jogadores da Raposa pedem pênalti em cima de Raniel, após lançamento para o jovem Marcelo, que escora de cabeça para Raniel que é puxado por Paulão, mas a arbitragem não marca a penalidade e o jogo termina com empate. Cruzeiro 1×1 Vasco.
( Henrique e Edilson na partida entre Cruzeiro x Vasco).
Como fica:
Com o resultado a Raposa que buscava alcançar o líder Flamengo, acaba perdendo 2 posições na tabela estabelecendo na 4° posição do campeonato com 3 pontos a menos que o atual líder que enfrenta o Fluminense nessa quinta-feira. Na próxima rodada a Raposa vai a Chapecó SC enfrentar a Chapecoense no sábado (09) às 19:00 pela 11° rodada.
Já o Vasco ocupa a 13° colocação com 12 pontos, 3 a mais que o primeiro dentro do Z4(Atlético-PR), na próxima rodada a equipe de São Januário recebe o Sport no sábado (09) as 19:00.
Ficha técnica:
Motivo: Cruzeiro x Vasco 10° rodada campeonato Brasileiro.
Cidade: Belo Horizonte-MG.
Local: Mineirão Data: quarta-feira, 6 de junho de 2018.
Escalações:
Cruzeiro: Fábio; Edilson, Dedé, Leo e Egídio; Henrique e Lucas Silva (Marcelo, aos 14min do 2ºT); Robinho, Thiago Neves e Rafael Sobis (Bruno Silva, aos 30min do 2ºT); Raniel.
Técnico: Mano Menezes.
Vasco: Fernando Miguel; Luiz Gustavo (Wellington, aos 29min do 2ºT), Paulão, Ricardo Graça e Henrique; Desábato, Andrey e Bruno Cosendey (Evander, aos 17min do 2ºT); Yago Pikachu e Wagner (Giovanni Augusto, aos 10min do 2ºT); Andrés Rios.
Técnico: Valdir Bigode.
Gols: Raniel, aos 15min do 2ºT (CRU); Andrey, aos 21min do 1ºT (VAS).
Cartão amarelo: Wagner, aos 44min do 1ºT. Yago Pikachu (VAS).
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP).
Assistentes: Anderson José de Moraes Coelho (SP) e Fábio Rogério Baesteiro (SP)