Há 18 anos, o Cruzeiro conquistava sua terceira Copa do Brasil
1993-1996-2000
No dia 9 de julho de 2000, exatos 18 anos, o Cruzeiro levantava sua terceira Copa do Brasil. O maior campeão da competição, junto ao Grêmio, com cinco títulos, mostrou sua força contra os paulistas. Após eliminar o Santos na semifinal, venceu o tricolor paulista de virada no Mineirão, em um jogo emocionante. Relembre agora a campanha da Copa do Brasil de 2000.
INICIO DA CAMPANHA
O Cruzeiro iniciou sua campanha contra o time do Gama-DF. O time cruzeirense não teve dificuldades para avançar. Empatou na ida e venceu no Mineirão por 4 a 1, avançando para a segunda fase.
O adversário na sequência foi o Paraná Clube. Dessa vez, nem precisou da partida de volta. Por conta do regulamento da competição, vitória do visitante por mais de dois gols de saldo eliminava o mandante. Com 2 a 0, o time mineiro avançou.
Na terceira fase, última antes das oitavas de final, o rival foi o Caxias-RS. O Cruzeiro avançou com duas vitórias, por 3 a 1 em Caxias do Sul e 6 a 1 em Belo Horizonte.
OITAVAS DE FINAL
Nesta fase, o Cruzeiro realizou dois jogos contra o Clube Atlético Paranaense. O equilíbrio foi a marca do confronto. O Cruzeiro passou com o placar agregado de 4 a 3. Na partida de ida, Fábio Junior e Gustavo (contra) marcaram para o time celeste e Kelly descontou. No confronto decisivo, em Curitiba, brilhou a estrela de Oséas a favor do time azul celeste. O atacante marcou duas vezes e carimbou a vaga às quartas de final.

QUARTAS DE FINAL
Se Oséas brilhou nas oitavas, Geovanni fez o mesmo nas quartas de final. Contra o Botafogo, o então bicampeão da Copa do Brasil fez dois jogos. Na ida, um confronto muito movimentado que terminou com vitória cruzeirense por 3 a 2. Nesse jogo, Geovanni foi o destaque, marcando dois gols. Alexandre fechou a contagem. No jogo decisivo, no Maracanã, empate por 0 a 0 e o Cruzeiro avançava para semifinal.