Relembre as finais entre Cruzeiro e Atlético no Mineiro
Cruzeiro e Atlético fazem no próximo domingo (01/04), às 16h, o primeiro jogo da final do Campeonato Mineiro 2018. Esses clubes já decidiram 22 vezes o título estadual, com vantagem cruzeirense de 13 títulos, contra 8 do Atlético. Lembrando que eles tiveram de dividir um título em 1956.
O jogo de ida da final de 2018 será com mando do time alvinegro, no Independência. A segunda partida será de mando cruzeirense e acontecerá no Mineirão. Para levantar a taça, o Cruzeiro por conta de melhor campanha na primeira fase, pode ser campeão com dois empates ou vitória e derrota pelo mesmo saldo de gols.
PRIMEIRAS FINAIS
A primeira vez em que os dois times decidiram um Campeonato Mineiro foi em 1940. Na época o Cruzeiro ainda se chamava Palestra Itália. O título foi decidido em uma melhor de três, com o Palestra Itália sendo campeão. Cada um venceu em seus domínios, a decisão foi em Alameda e o Cruzeiro venceu por 2 a 0.
A segunda final entre as equipes foi 14 anos depois em 1954. Dessa vez o título ficou com o Atlético Mineiro. Dois anos mais tarde, em 1956, os clubes dividiram a taça. No campo o Atlético venceu, mas por conta de uma escalação irregular, teve de dividir o título com o Cruzeiro.
DÉCADA DE 1960
Nessa década os clubes fizeram duas finais, um título para cada lado. Em 1962, o alvinegro venceu a Raposa, consagrando-se o campeão. Quatro anos mais tarde o troco, Cruzeiro, atual campeão da Taça Brasil de 1966, venceu o Atlético. Essa final foi a primeira entre os clubes no Mineirão.

DÉCADA DE 1970
Os clubes realizaram três finais de 1970 até 1980, dois títulos celestes e um atleticano. Todas as finais nessa década foram jogadas no Mineirão. Em 1972, com jogo único, Cruzeiro venceu e foi campeão, batendo o então campeão brasileiro de 1971, Atlético Mineiro. Em 1976, o time alvinegro ganhou os dois jogos da final, conseguindo a conquista sobre o time que seria campeão da Libertadores naquele ano. No ano seguinte o tira-teima, Atlético venceu a primeira partida por 1 a 0, no segundo jogo 3 a 2 Cruzeiro (placar que forçava o terceiro jogo), no desempate 3 a 1 para o clube celeste.