Cruzeiro e Atlético fazem no próximo domingo (01/04), às 16h, o primeiro jogo da final do Campeonato Mineiro 2018. Esses clubes já decidiram 22 vezes o título estadual, com vantagem cruzeirense de 13 títulos, contra 8 do Atlético. Lembrando que eles tiveram de dividir um título em 1956.
O jogo de ida da final de 2018 será com mando do time alvinegro, no Independência. A segunda partida será de mando cruzeirense e acontecerá no Mineirão. Para levantar a taça, o Cruzeiro por conta de melhor campanha na primeira fase, pode ser campeão com dois empates ou vitória e derrota pelo mesmo saldo de gols.
A primeira vez em que os dois times decidiram um Campeonato Mineiro foi em 1940. Na época o Cruzeiro ainda se chamava Palestra Itália. O título foi decidido em uma melhor de três, com o Palestra Itália sendo campeão. Cada um venceu em seus domínios, a decisão foi em Alameda e o Cruzeiro venceu por 2 a 0.
A segunda final entre as equipes foi 14 anos depois em 1954. Dessa vez o título ficou com o Atlético Mineiro. Dois anos mais tarde, em 1956, os clubes dividiram a taça. No campo o Atlético venceu, mas por conta de uma escalação irregular, teve de dividir o título com o Cruzeiro.
Nessa década os clubes fizeram duas finais, um título para cada lado. Em 1962, o alvinegro venceu a Raposa, consagrando-se o campeão. Quatro anos mais tarde o troco, Cruzeiro, atual campeão da Taça Brasil de 1966, venceu o Atlético. Essa final foi a primeira entre os clubes no Mineirão.
Os clubes realizaram três finais de 1970 até 1980, dois títulos celestes e um atleticano. Todas as finais nessa década foram jogadas no Mineirão. Em 1972, com jogo único, Cruzeiro venceu e foi campeão, batendo o então campeão brasileiro de 1971, Atlético Mineiro. Em 1976, o time alvinegro ganhou os dois jogos da final, conseguindo a conquista sobre o time que seria campeão da Libertadores naquele ano. No ano seguinte o tira-teima, Atlético venceu a primeira partida por 1 a 0, no segundo jogo 3 a 2 Cruzeiro (placar que forçava o terceiro jogo), no desempate 3 a 1 para o clube celeste.
Nos anos 80, Atlético e Cruzeiro fizeram duas finais, uma em 1985 e outra em 1987. Na primeira vitória atleticana no terceiro jogo após dois empates. Na segunda título cruzeirense com uma vitória no segundo jogo.
veja abaixo os melhores momentos e a comemoração cruzeirense na final de 1987
Nos anos 90, tivemos duas finais, Cruzeiro foi campeão nas duas. A primeira em 1990, jogo único, vitória celeste por 1 a 0. A outra oito anos depois, em 1998, com vitória por 3 a 2 no primeiro jogo e empate no segundo, a Raposa foi campeã.
veja abaixo a vitória celeste na final de 1998 (IMAGENS: SPORTV)
Em 2000, os times voltaram a decidir o Campeonato Mineiro. Dessa vez título atleticano, vitória na ida (2 a 1) e empate na volta. 2004, Cruzeiro deu o troco, venceu na ida por 3 a 1 e no jogo de volta derrota para o Atlético por 1 a 0, mesmo assim sagrou-se campeão.
No ano de 2007, tivemos uma das finais mais lembradas pelos atleticanos. No primeiro jogo, vencido pelo Atlético por 4 a 0, aconteceu o famoso gol de costas do Fábio. No segundo jogo, o Cruzeiro até venceu, mas não evitou o título atleticano.
Em 2008, foi a vez do Cruzeiro golear o Atlético. Com gols de Marcelo Moreno, Marcos (contra), Ramires, Guilherme e Wagner, o primeiro jogo da final acabou 5 a 0 para a Raposa. No segundo jogo, mais uma vitória celeste, dessa vez por 1 a 0.
veja abaixo os melhores momentos do primeiro jogo da final de 2008
Em 2009, outra goleada cruzeirense, pelo mesmo placar, 5 a 0, com gols de Kléber, Leonardo Silva (2) e Jonathan (2). No segundo jogo empate por 1 a 1.
veja abaixo os melhores momentos do primeiro jogo da final de 2009
No ano de 2011, mais uma vez deu Raposa. As finais que foram realizadas na Arena do Jacaré, por conta da reforma do Mineirão, acabaram 2 a 1 Atlético na ida e 2 a 0 Cruzeiro na volta. Com isso título celeste.
Em 2013, o Atlético saiu vencedor no confronto. Na partida de ida, no Independência, o time de Ronaldinho e companhia venceu por 3 a 0. Na volta, no Mineirão, aconteceu o famoso jogo dos três pênaltis, que no fim terminou 2 a 1 e o Atlético foi campeão.
No ano seguinte, na primeira final entre os clubes que não saiu gol, Cruzeiro foi campeão por conta da vantagem dos empates na final. Esse foi o último título do Campeonato Mineiro do Cruzeiro.
A penúltima final entre Atlético e Cruzeiro foi na temporada passada. Após um 0 a 0 no Mineirão, o Atlético venceu no Independência por 2 a 1, gols de Robinho e Elias para o Atlético e Ábila para o Cruzeiro. Com isso o alvinegro foi campeão mineiro de 2017.
Em 2018, o Cruzeiro venceu o Atlético e sagrou-se campeão. Depois de tomar 3 a 1 na ida, o time celeste venceu na volta por 2 a 0 (gols de Arrascaeta e Thiago Neves) e levou a taça.
***atualizado em 07/04/2019
O clube ainda conta com o retorno de Dudu e Fausto Vera, além de João Marcelo, que foram desfalques no…
Lyanco sentiu dores na coxa esquerda durante a vitória por 2 a 1 na última quinta-feira (14) contra o Godoy…
Por fim, o atacante elogiou a passagem de Rabello pelo Galo, destacando o profissionalismo do mesmo no clube.