Retrospectiva Cruzeiro 2015

 

  • Desmanche no elenco Bicampeão

O ano de 2015 para o Cruzeiro Esporte Clube começou diferente do que terminou em 2014, o clube que dominou o futebol Brasileiro nos últimos 2 anos se desmanchou, peças fundamentais dos elencos campeões brasileiros em 2013 e 2014 deixaram o Clube. Entre eles, Éverton Ribeiro, Ricardo Goulart e Marcelo Moreno.

Cruzeiro

Sem a base Bicampeã, o Cruzeiro teve que ir ao mercado buscar jogadores para repor as saídas. E não agradou completamente seu torcedor com as contratações. Leandro Damião, Paulo André, Charles e Joel, não corresponderam. E com o zagueiro Dedé e o Meio-Campo Júlio Baptista no Departamento Médico desde o começo da temporada, o clube não teve um ano dos melhores.

  • Erros e Acertos

O Presidente Gilvan tinha uma dura missão, contratar jogadores de qualidade para repor as perdas que teve. Trouxe jogadores importantes, mas que não renderam o que se esperava, um deles foi Leandro Damião. O atacante de 26 anos veio do Santos FC por empréstimo de 1 ano. Começou bem, marcando gols e ajudando a equipe a vencer as partidas no Campeonato Mineiro e na Libertadores, porém essa boa fase não se manteve ao longo da temporada, e logo, Damião foi para o banco. No final, Damião não teve seu contrato renovado e deixou a Toca da Raposa antes da última rodada do Brasileirão.

Damião

Outro reforço que chegou para a temporada foi o Uruguaio De Arrascaeta, um Meio-Campo de 21 de anos que defendia o Defensor-URU. O meia que estava quase fechado com o SC Internacional, preferiu o manto celeste, e foi muito bem recebido pela torcida. O “substituto” de Éverton Ribeiro foi apresentado na Sede do clube no Barro Preto, e deu boas esperanças aos Cruzeirenses. Fez uma ótima estreia na vitória por 2×1 em cima do Guarani-MG pelo Campeonato Mineiro. Porém o rendimento do Meia caiu, e ele foi parar no banco. Recuperou seu bom futebol, e terminou a temporada em alta.

Arrascaeta

  • Começo ruim

O Cruzeiro entrou em campo pela primeira vez no ano de 2015 em uma partida amistosa contra o Londrina. O clube mineiro saiu de campo derrotado (1×0), e já dava indícios de como seria o restante do ano. No segundo amistoso, dessa vez contra o Shakhtar Donetsk da Ucrânia, o clube treinado por Marcelo Oliveira arrancou um empate no segundo tempo com gol do jovem Judivan, e evitou uma outra derrota na Pré-Temporada.

Cruzeiro Grande

  • Eliminações

Campeonato Mineiro

O Campeonato Mineiro de 2015 veio cheio de surpresas, uma dessas surpresas foi o clássico antecipado para as Semifinais. No primeiro jogo realizado no Estádio Independência, Cruzeiro e Atlético/MG repetiram o placar da fase classificatória e não saíram do 1×1. Já no jogo de volta no Mineirão, o Cruzeiro até saiu na frente com gol de De Arrascaeta, mas permitiu que o rival virasse o placar com dois gols de Lucas Pratto, e avançasse até a final contra a Caldense.

Azul

Taça Libertadores

O time de Marcelo Oliveira começou a Libertadores de 2015 aos tranco e barrancos, com 2 empates por 0x0 contra Universitario de Sucre-BOL e Huracán-ARG. Com 3 Vitórias, 2 Empates e 1 derrota, o Cruzeiro se classificou em primeiro lugar do Grupo, encarando o tricolor Paulista nas Oitavas de Finais. No primeiro jogo deu São Paulo, depois de várias defesas espetaculares de Fábio, Centurión venceu o goleiro celeste no final e garantiu a vitória do tricolor por 1×0 no Morumbi. No jogo de volta, precisando vencer, a Raposa com gol de Leandro Damião devolveu o placar do jogo de Ida e levou a decisão para as penalidades. E nos pênaltis o Cruzeiro levou a melhor, ganhou de 4×3 e classificou para as Quartas de Finais.

Liberta

Nas Quartas de Finais o Cruzeiro enfrentaria o “freguês” River Plate-ARG, com o aproveitamento de 100% contra os argentinos em Mata-Mata, e tendo conquistado 2 títulos importantes sobre eles (Libertadores em 1976 e Recopa em 1998), o Cruzeiro era considerado o favorito para avançar as Semifinais. E começou o duelo perfeitamente, venceu por 1×0 no Monumental de Nuñez com gol de Marquinhos. No jogo de volta no Mineirão lotado, qualquer empate classificava a equipe brasileira. Mas não foi isso que aconteceu, em uma péssima noite para os Cruzeirense, o clube argentino deu show, e com 3×0 levaram a classificação e o sonho do Tri da América do Cruzeiro embora. Com a derrota, o Técnico Marcelo Oliveira não resistiu no cargo e foi demitido.

River

Copa do Brasil

Depois de ter sido eliminado na Libertadores, o Cruzeiro voltava as atenções para as competições nacionais. Indo mal no Brasileirão, o clube Celeste tinha a Copa do Brasil como um caminho mais rápido até a Libertadores de 2016. Mas esse sonho foi desfeito logo nas Oitavas de Finais. Com o Luxemburgo já como técnico da Raposa, o Cruzeiro enfrentava o Palmeiras, clube que contratou seu ex-treinador, Marcelo Oliveira. Com 2 derrotas a primeira por 2×1 com um gol no final de Rafael Marques no Allianz Parque, e a segunda por 2×3 com um show de Gabriel Jesus no Mineirão, o Cruzeiro dava adeus a competição.

Gabriel