Neste domingo de decisões, teremos aqui pelos lados de Minas Gerais, o maior clássico do estado e com toda certeza um dos maiores do país, Cruzeiro x Atlético, ou Atlético x Cruzeiro, às 16:00 no Estádio Independência, valendo o título do Campeonato Mineiro 2017.
Por ter feito melhor campanha na primeira fase o Atlético tem o mando de campo do jogo deste domingo e a vantagem do empate para ser campeão, vantagem essa que o Cruzeiro tentou quebrar no ultimo domingo, jogando diante de sua torcida no Mineirão, que cantou, e empurrou o time, que por sua vez até tentou, e muito, dominou o jogo todo, teve o dobro de passes trocados que o rival, inúmeras jogadas criadas, mas faltou o mais importante, para de vez quebrar a vantagem atleticana, o gol. Méritos do rival que soube se portar bem defensivamente e suportou a superioridade do Cruzeiro durante todo o jogo, mas ao final da partida, continuou com sua vantagem e leva o regulamento ‘debaixo do braço’ para esse jogo de domingo. Ou seja, o Atlético já é campeão assim que começar o jogo, não precisa fazer gols, mas também não pode sofrer.
O Atlético por sua vez, tem o mando de campo e joga com a maioria da torcida do seu lado, o que movimentou bastante os bastidores durante as últimas duas semanas, a questão de onde seriam os jogos e as torcidas. A orientação da Polícia Militar, o posicionamento dos clubes e principalmente a declaração do Presidente do Atlético ao final de um jogo na ultima semana, antes mesmo do primeiro jogo, ao ser perguntado sobre o quê se passava na cabeça dele sobre o segundo jogo da final ele respondeu em tom até certo ponto arrogante: “o quê que passa? Vai ser aqui no Independência com torcida única”. Esse fato e todo o desenrolar da história revoltou os cruzeirenses que buscaram meios para que sua torcida pudesse comparecer no segundo jogo. E deu certo, cerca de 1.800 ingressos foram repassados para o Cruzeiro, por um valor nada barato ou que se é cobrado normalmente, e o Cruzeiro resolveu comprar esses ingressos e passar por um valor bem mais baixo para seu torcedor, que esgotou os ingressos em poucas horas de venda, hoje pela manhã no Barro Preto.
Foto: esporteinterativo.com
“10% pra gente é um estádio lotado. O barulho que a torcida do Cruzeiro faz com 10% já incomoda e incentiva muito a gente. Esperamos que nosso espaço encha o máximo. É legal ver o esforço do Clube para que facilite a questão dos ingressos para os torcedores. Estou vendo todos os torcedores se movimentando para comprar, estarem lá, acreditando no nosso trabalho, acreditando que podemos ser campeões. Acho importante ter cruzeirenses lá. É de onde vem nossa energia” disse Dedé em entrevista coletiva.
Voltando ao jogo, as quatro linhas, os dois times devem repetir a escalação do último domingo, o Atlético que viajou para a Bolívia e jogou nesse meio de semana, conseguiu poupar alguns jogadores, e também o Cruzeiro que jogou em casa pela Copa do Brasil, com alguns jogadores poupados também, claro os dois times pensando na grande final deste domingo.
O Atlético terá ao seu lado um ambiente que de certa forma o favorece, o apoio de seu torcedor, a vantagem do empate, e o fato de não precisar fazer gol para ser campeão. Mas também não pode sofrer gol. Um simples 1×0 acaba com toda vantagem construída pelo Atlético e dá o título ao Cruzeiro.
Um dado curioso é que o Atlético não passa um jogo inteiro sem fazer um gol no Independência desde a derrota para o Grêmio por 3×0 no final de Maio de 2016, jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, ou seja, já é quase um ano fazendo pelo menos um gol, mesmo saindo derrotado do Horto.
Já por outro lado, para o Cruzeiro, um simples 1×0 acaba com toda vantagem construída pelo Atlético e dá o título ao Cruzeiro. E o que também está a seu favor é a invencibilidade do time no Campeonato Mineiro, o único que continua invicto e é o recente retrospecto de não perder para o rival há 2 anos, ou 8 jogos, sendo 5 vitórias e 3 empates, os empates sendo todos eles no Mineirão e das 5 vitórias, 3 foram no dentro do Independência, onde os clubes se enfrentarão neste domingo pelo primeira vez no ano dentro do Horto, os outros 3 jogos do ano todos foram no Mineirão.
Mas como tudo isso não entra em campo, vamos aguardar e ver o que nos espera para este domingo de clássico, de decisão do estadual e que o Cruzeiro saia de lá Campeão mais uma vez para a alegria dos mais de 8 milhões de cruzeirenses espalhados em todo o planeta.
Vítor Fernandes, 05 de Maio de 2017.
@vitorfernands_
No próximo dia 28 de dezembro, o atacante Pedrinho organizará um jogo festivo entre os times “Amigos do Pedrinho” e…
O lateral-direito Rhuan, do Vila Nova, fez em 2024 a temporada com o maior número de jogos da carreira desde…
Revelado nas categorias de base do Cruzeiro, Breno atuou em várias posições do meio-campo e também até como centroavante, ao…