42 anos atrás, o Cruzeiro conquistava a América

LIBERTADORES 1976: A PRIMEIRA CONQUISTA INTERNACIONAL

Nesta segunda-feira, 30/07/2018, completam-se 42 anos da primeira Libertadores conquistada pelo Cruzeiro Esporte Clube. O primeiro título de Libertadores de um dos maiores clubes da América. A conquista veio após algumas dificuldades na competição e a raça para superar a morte de um companheiro. Vale lembrar que Roberto Batata, jogador do elenco de 1976, morreu em um acidente logo após uma partida nesta competição.

+Leia: Roberto Batata, o eterno camisa 7

A Libertadores de 1976 foi a terceira participação cruzeirense na competição. Para muitos torcedores, jogadores e jornalistas, foi a mais especial para o Cruzeiro. Além da conquista, o time de 76 tem o melhor ataque da história das Libertadores com 46 gols em 13 partidas. O time com Raul, Nelinho, Tostão, Piazza, Roberto Batata, Joãozinho e companhia jamais será esquecido. Até mesmo quem não viveu esse título sabe a grandeza desta página heroica imortal.

Resultado de imagem para libertadores 1976
Jogadores levantando a taça da Libertadores

Acompanhe agora a história da campanha celeste

PRIMEIRA FASE

Logo na primeira partida na Libertadores, um jogo espetacular com nove gols ao todo. Cruzeiro recebeu o Internacional no Mineirão e fez, talvez, a melhor partida da história do Gigante da Pampulha. O duelo era válido pela primeira fase da competição. A vitória, naquele momento, dava tranquilidade para equipe vencedora. A partida foi eletrizante do primeiro ao último minuto. Tanto que, aos 14 minutos, o jogo estava 2 a 1 para o Cruzeiro. E, antes do fim do primeiro tempo, 3 a 2 para o Internacional. A segunda etapa não foi diferente. Mais 45 minutos de um futebol jogado com qualidade e quantidade. O time celeste viraria o jogo para 4 a 3 e sofreria o empate. Para fechar o jogo, Nelinho cobrando pênalti faz o 5 a 4. Depois de uma partida histórica para o futebol brasileiro, o Cruzeiro largava na frente no grupo.

CRUZEIRO 5-4 INTERNACIONAL LIBERTADORES 1976

 

Além do Internacional, o grupo tinha Olímpia e Sportivo Luqueño, ambos paraguaios. Na sequência dos jogos, uma vitória e um empate. Contra o Luqueño, vitória tranquila por 3 a 1. Já contra o Olímpia, atual campeão do Paraguai, o time de Zezé Moreira teve seu único tropeço, um empate por 2 a 2, no Defensores Del Chaco. Com esses resultados, finalizava o primeiro turno liderando o grupo.

Nos últimos três jogos da primeira fase, o Cruzeiro foi perfeito. No returno, a primeira vítima foi o Sportivo Luqueño. Dentro do Mineirão, o time estrelado não tomou conhecimento dos paraguaios e fez um placar de 4 a 1.

O segundo encontro entre mineiros e gaúchos ocorreu no Beira Rio. Para sobreviver na competição, o colorado necessitava vencer. Porém, o jogo não foi favorável ao Inter. Os 80 mil torcedores não intimidaram “La Bestia”. No primeiro tempo, Palinha abriu o placar. E, na etapa final, Joãozinho calou os torcedores colorados, eliminando o Internacional da Libertadores.

O encerramento da primeira fase era contra o Olímpia. Em mais um jogo empolgante, a locomotiva mineira, depois de começar perdendo, fez 4 gols e fechou a primeira fase com a liderança isolada. Além disso, derrotando todos os seus adversários e marcando 20 gols em 6 jogos.

CRUZEIRO 4-1 OLÍMPIA-PAR, LIBERTADORES 1976

 

SEMIFINAL

Na fase semifinal, o Cruzeiro caiu em um grupo com LDU-EQU e Alianza Lima-PER. A campanha foi irretocável. 4 vitórias em 4 jogos. O primeiro jogo seria realizado contra os equatorianos. Fora de casa, o time contou com a decisão de Palinha e Joãozinho para conquistar a vitória. No segundo jogo, o Alianza Lima sofreu muito contra La Bestia. No Peru, o time mineiro goleou por 4 a 0 os donos da casa.

Na volta para casa, após o jogo contra o Alianza, aconteceu a triste morte de Roberto Batata. O eterno camisa 7, estava a caminho de Três Corações, mas não chegou ao seu destino. Sua estrela brilhou no céu e a constelação de craques do Cruzeiro brilhou na terra.

Resultado de imagem para roberto batata
Roberto Batata

No jogo seguinte, Roberto não estava em campo, mas todos sentiam sua presença. Abençoado por um camisa 7, o time cruzeirense goleou o time do Alianza Lima por 7 a 1, 4 gols de Jairzinho e 3 de Palinha.

CRUZEIRO 7-1 ALIANZA LIMA-PER, LIBERTADORES 1976

https://www.youtube.com/watch?v=gvLHFIzBlZ8

 

Encerrando a fase semifinal, outra goleada sobre a LDU. Com gols de Nelinho, Jairzinho, Ronaldo e Palinha, o 4 a 1 garantiu a vaga para final contra o River Plate.

FINAL

A grande final da Copa Libertadores de 1976 teve como adversário o River Plate-ARG. O título, decidido em três jogos, teve sua primeira partida em Belo Horizonte. No Mineirão, mais uma grande exibição do melhor time da América. Depois de sofrer o primeiro gol do River, Nelinho empatou o jogo. Antes do fim do primeiro tempo, a partida estava 3 a 1 para o Cruzeiro, gols de Palinha. Na etapa final, Valdo fechou o placar de 4 a 1. Para ser campeão, bastava um empate no Monumental de Nuñez.

Na Argentina, com estádio lotado com mais de 90 mil presentes, o River Plate venceu por 2 a 1. Como o título era decidido em uma melhor de três partidas, a disputa estava empatada, uma vitória para cada lado. Com isso, a decisão ficou para o Estádio Nacional do Chile, em Santiago.

Resultado de imagem para libertadores 1976
Times perfilados antes do jogo
DECISÃO EM SANTIAGO

No jogo decisivo, uma apresentação digna de uma final de Libertadores da América. O jogo de cinco gols teve como vencedor o Cruzeiro. O jogo foi uma verdadeira guerra, típico de Brasil e Argentina. Depois de abrir 2 a 0, com Nelinho e Ronaldo, o título estava muito próximo. Porém, a vantagem sucumbiu em Santiago. River Plate empatou o jogo, ficando 2 a 2. O placar persistiu até os 42 minutos da etapa final. Nesse momento, brilhou a estrela de Joãozinho. Em uma falta para Nelinho bater, o camisa 10 fez uma “molecagem”. Enquanto todos esperavam que Nelinho batesse, Joãozinho mandou a bola para as redes. Com isso, foi só esperar o apito final. CRUZEIRO CAMPEÃO DA LIBERTADORES DE 1976.

GOL DE JOÃOZINHO, FINAL LIBERTADORES 1976

E foi assim, no dia 30 de junho de 1976, Roberto Batata iluminou o Cruzeiro no céu e ele conquistou a América. Depois do jogo, os jogadores se reuniram para rezar por seu companheiro.