A redenção de Fred coroada com o título mineiro
O atacante chegou no Cruzeiro sendo criticado por muitos cruzeirenses e mais ainda pelos atleticanos. O motivo: a rescisão com o alvinegro em um dia e assinatura do contrato com a Raposa no outro. Depois, passou por uma grave lesão, agora, está nas graças da torcida celeste e jogando demais.

A saída do Atlético praticamente na véspera do Natal de 2017 rendeu muita polêmica. Muita coisa envolvida: rivalidade, questão financeira, sentimento de traição dos atleticanos e desconfiança dos cruzeirenses. Isso não era novidade para Fred. Mas, em 2018, o experiente atacante sofreu sua pior lesão na carreira.
O camisa 9 começou muito bem a temporada em 2018 no Campeonato Mineiro. O atleta ajudou muito o Cruzeiro a construir a campanha do título mineiro com seus pivôs e presença de área. É verdade que fez apenas um gol, mas estava atuando bem.
Os problemas começaram na primeira partida da Libertadores de 2018 em Avellaneda contra o Racing. O time celeste perdeu por 4 a 2 e Fred saiu com uma lesão logo no início da partida.

O retorno durou apenas 27 minutos. Em uma disputa na área, Fred teve a lesão gravíssima. Os rompimentos do ligamento no joelho direito se romperam o tiraram de cena por mais de seis meses.

Problemas celestes com os atacantes e volta de Fred
Nesses meses, o Cruzeiro teve problemas com os atacantes. Raniel e Sassá eram as opções, mas o camisa 99 se lesionou também. Restou ao time cruzeirense buscar uma contratação pontual e Barcos surgiu como opção. O atacante ex-Palmeiras e Grêmio foi de suma importância para a conquista do hexacampeonato da Copa do Brasil.