|

Campeonato Mineiro: o que precisa para o Cruzeiro se classificar?

A fase de grupos do Campeonato Mineiro de 2023 chega ao fim neste final de semana e muita coisa ainda está em jogo. Entre Atlético-MG e América-MG, há a disputa para quem ficará com a primeira colocação geral. Por outro lado, para o Cruzeiro, a luta é para conseguir se classificar para o mata-mata.

Os cenários

Neste momento, o Cruzeiro tem os mesmos 11 pontos e o mesmo saldo de gols que a Tombense no grupo C. No entanto, pelo critério de gols marcados, a equipe de Tombos é a líder e vai se classificando para a semifinal da competição.

Por isso, para reverter o cenário, necessariamente o time do técnico Paulo Pezzolano vai precisar vencer o Democrata de Sete Lagoas no próximo sábado, às 16h30, na Arena Independência. No entanto, cinco cenários são possíveis com a vitória.

Eles envolvem tanto Cruzeiro e Tombense, quanto o Athletic, de São João del Rei, atual melhor segundo colocado, com 12 pontos. Veja:

  • Cenário 1: se o Cruzeiro vencer o Democrata e a Tombense tropeçar contra o América-MG, fora de casa, a Raposa está classificada.
  • Cenário 2: se o Cruzeiro vencer e o Athletic tropeçar contra o Ipatinga, em casa, a Raposa se classifica.
  • Cenário 3: Se Athletic e Tombense vencerem, o time de Paulo Pezzolano precisará vencer o Democrata com um diferença de gols maior do que a Tombense contra o América para se classificar.
  • Cenário 4: Se o Cruzeiro empatar, precisará torcer por um tropeço de Tombense ou Athletic para avançar de fase.
  • Cenário 5: Se o Cruzeiro perder, está eliminado.

Todos os jogos desta última rodada do Campeonato Mineiro acontecem no próximo sábado (04), às 16h30.