Cruzeiro

Com 25 gols sofridos, defesa será um dos principais problemas para novo treinador

Time cruzeirense está empatado com Chapecoense como equipes que mais sofreram gols nas duas principais divisões

Vanderlei Luxemburgo está confirmado para assumir o Cruzeiro para o restante do Brasileirão Série B. Multicampeão em 2003 e sem muito sucesso em 2015, terá um enorme problema no setor defensivo. Não só ele, quem assumir o atual 18º colocado da segunda divisão encontrará a pior defesa entre o Brasileirão A e B – empatada com a Chapecoense, que também sofreu 25.

Para se ter uma ideia de quanto o número é ruim, em 2020, o Cruzeiro sofreu 32 gols nas 38 partidas (0,84 gol/jogo). Já em 15 jogos na atual temporada, a média fica em 1,66 gol/jogo. Somente em quatro partidas (vitória contra Ponte Preta e empates em 0 a 0 com Brasil-RS, Coritiba e Vila Nova), o gol de Fábio saiu zerado. Na temporada do rebaixamento, o time que passou por Mano Menezes, Rogério Ceni, Abel Braga e Adilson Batista saiu com 46 gols sofridos (1,21 gol/jogo). Ou seja, podemos dizer que é uma defesa de rebaixado.

Até o Fábio vem deixando a desejar na competição (Gustavo Aleixo/Cruzeiro)

O sistema para tentar sanar o problema foi mudado várias vezes, Felipe Conceição usava quatro homens na linha de defesa com mais um volante. Mozart fez de tudo, linha de quatro, linha de cinco, três zagueiros com um, dois e até três volantes. No baile em casa para o Avaí por 3 a 0, chegou a ficar com um zagueiro já no desespero.

Em 15 partidas, foram 20 jogadores que iniciaram as seis posições de defesa (goleiro, laterais, zagueiros e volantes). No arco, Fábio teve de cumprir uma suspensão e jogou Lucas França. Na lateral-direita, Raúl Cáceres, Rômulo, Joseph e Norberto se alternaram. No miolo de zaga, Joseph novamente, Ramon, Eduardo Brock, Paulo, Léo Santos, Weverton e Rhodolfo. Pelo lado canhoto, jogaram Matheus Pereira, Felipe Augusto e Jean Victor.

Pelo meio campo, os responsáveis pelo combate foram Adriano, Flávio, Lucas Ventura, Ariel Cabral e Matheus Barbosa. Nenhum dos citados conseguiu convencer por mais de uma partida. Até o capitão Fábio teve falhas graves recentemente.

Além da falta de qualidade, a desorganização e outrora a não combatividade deixa o Cruzeiro com a preocupante marca. Quem sabe o ‘velho’ novo treinador, Vanderlei Luxemburgo, consegue arrumar a casa, fazendo o time sofrer menos gols e converter lá na frente.

Gabriel Neri

Amante de uma boa retranca uruguaia enquanto escuto uma MPB tomando uma cerveja argentina. Valorize o nosso.

Últimos Posts

Na mira do Liverpool, Isak recebe proposta astronômica do Al-Hilal

Na mira do Liverpool, o sueco Alexander Isak, do Newcastle, recebeu uma proposta astronômica do Al-Hilal, da Arábia Saudita. Segundo…

26 de julho de 2025

Dono do Inter Miami revela insatisfação de Messi com a MLS e preocupação por renovação

O empresário Jorge Mas, um dos donos do Inter Miami, revelou que Messi estaria extremamente insatisfeito com a MLS. O…

26 de julho de 2025

Atacante do Palmeiras, Paulinho notifica o Atlético-MG por dívidas

O atacante Paulinho, do Palmeiras, foi mais um a notificar extrajudicialmente o Atlético-MG por conta de dívidas. De acordo com…

26 de julho de 2025