Conheça o Emelec: o adversário equatoriano do Cruzeiro na Libertadores
A Raposa enfrentará o Emelec pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores da América nesta quarta-feira. O jogo será no Equador, às 21:30 (horário de Brasília).
Emelec: um clube iluminado pelo triunfo
A história do Emelec começa no dia 28 de abril de 1929 no bairro de Astilleiro, em Guayaquil, Equador. A equipe surgiu por conta dos trabalhadores da Empresa Elétrica do Equador.
![](https://mercadodofutebol.com/wp-content/uploads/2019/04/image.png)
Sua fundação foi oficializada por um visionário homem chamado George Lewis Capwell. Mas para entender a oficialização do clube, temos de voltar até 1925.
Quatro anos antes da assinatura da ata de fundação, o Emelec já existia. Isso porque trabalhadores da Empresa Elétrica se reuniam para a pratica esportiva. Como integrante da superintendência da empresa, George Capwell observou isso e fundou o Club Sport Emelec. O nome é dado pela sigla da própria empresa de energia e permanece até hoje.
![acta_fundacion_emelec_440](http://beta.emelec.com.ec/wp-content/uploads/2016/07/acta_fundacion_emelec_440.jpg)
Títulos e campanhas
O Emelec é considerado como um dos três grandes do Equador justamente com o Barcelona de Guayaquil e a LDU. Não tem nenhum título de Libertadores, mas conta em sua galeria de troféus com 14 Campeonatos Equatorianos e é o segundo maior campeão, atrás de seu rival de cidade, Barcelona.
![Resultado de imagem para Emelec 2017](https://radiohuancavilca.com.ec/wp-content/uploads/2017/12/emelec2017.jpg)
Em Libertadores, o time tem 28 participações e sua melhor campanha foi em 1995, onde caiu nas semifinais para o Grêmio.