Cruzeiro

Coordenadora do futebol feminino do Cruzeiro fala dos desafios durante pandemia

A coordenadora do futebol feminino do Cruzeiro, Bárbara Fonseca, em entrevista publicada pelo Clube, falou da situação da equipe, dos desafios e da expectativa para a volta dos jogos no Campeonato Brasileiro Série A1. Presente no Cruzeiro desde o surgimento da equipe feminina, Bárbara participou do vice-campeonato da Série A2 em 2019 que garantiu o acesso à primeira divisão e da conquista do Campeonato Mineiro em 2019 diante do América.

O primeiro jogo da equipe de futebol feminino do Cruzeiro aconteceu em março de 2019, uma derrota diante do Taubaté por 2 a 1. O primeiro gol da história do time foi marcado por Vanessa. Ao todo, em 2019, a equipe jogou 22 partidas e perdeu apenas dois jogos, a outra derrota foi na final da A2 para o São Paulo por 4 a 0. No primeiro ano de história, o time fez 81 gols e sofreu apenas 12.

Na atual temporada, com o acesso em 2019, começou o ano na Série A1. A estreia foi contra o São Paulo, vitória por 1 a 0. Na segunda rodada, outro triunfo por 3 a 0 diante do São José. Depois, duas derrotas para Santos (2 a 0) e Palmeiras (0-5). A última partida antes da pausa pela pandemia de coronavírus foi no dia 14 de março, 2 a 0 a favor contra o Iranduba. Na tabela da competição de 16 clubes, o Cruzeiro está em 7° com nove pontos. Próximo jogo é dia 29 de agosto, às 17 horas, contra o Grêmio em casa.

Bárbara começou falando sobre seus desafios na carreira. Até o momento, a pandemia foi o maior que ela passou. “A gente passou pelo momento de buscar o início do desenvolvimento do futebol, que foi muito difícil, mas a gente sabia qual caminho trilhar. Com essa questão da pandemia, a gente pensa muito de como serão nossas ações, de como a gente vai retomar essa inserção da torcida e outros desafios. […] Então, por desconhecer o cenário, é que agora é o momento mais difícil. E ainda contanto que o futebol feminino não está consolidado.”, disse.

A coordenadora também disse que a pandemia pegou de surpresa e lembrou do último jogo da equipe, em Manaus, contra o Iranduba, vitória por 2 a 0. Depois, foi anunciado que os jogos já estavam suspensos.

Time cruzeirense no último jogo em casa diante do Palmeiras (Bruno Haddad/Cruzeiro)

Além dos desafios, ela também falou da valorização do Cruzeiro para o departamento de futebol feminino. A Raposa não dispensou nenhuma atleta e manteve os salários sendo pagos de forma integral. “Quero ressaltar que, enquanto outros grandes clubes do futebol feminino cortaram salários e dispensaram atletas, o Cruzeiro, na sua metodologia de fortalecimento do Departamento de Futebol Feminino, manteve todas as jogadoras, sem nenhum tipo de corte e nenhuma redução de salário. Todas elas receberam seus direitos durante a parada.” ressaltou Bárbara.

Sobre o retorno das competições, a comandante falou que a equipe está tomando todos os cuidados e seguindo os protocolos para a prática segura do esporte. “Falo sempre que a nossa prioridade não é nem retornar (os campeonatos), mas precisamos pensar primeiro na saúde dos envolvidos nos jogos. Estamos seguindo à risca as orientações e tivemos um retorno muito bom da primeira bateria de exames, com todos os testes negativos. Pretendemos chegar até o fim da temporada testando sempre negativo e vamos tomar todos os cuidados para isso”, citou.

Time do treinador Jorge Victor se reapresentou no começo de agosto na Toca da Raposa I (Igor Sales/Cruzeiro)

Por fim, analisou sobre o nível para o retorno das competições ainda no mês de agosto e assumiu que pode haver uma queda no desempenho que o time vinha apresentando antes da parada pela pandemia.

“Certamente vamos perder um pouco da qualidade que vínhamos apresentando nas questões física e tática e no entendimento de jogo, apesar da comissão técnica ter feito um trabalho de muita excelência durante a parada. Nossas atletas retornaram no mais alto nível, até mesmo mais do que esperávamos encontrar, mas precisamos entender como serão as partidas e como as outras equipes estão. Continuamos trabalhando com o mesmo objetivo do início da temporada, que é de se manter na elite e, caso tenhamos êxito, buscar as quartas de final”, analisou.

Foto de capa: Vinnicius Silva/Cruzeiro

Gabriel Neri

Amante de uma boa retranca uruguaia enquanto escuto uma MPB tomando uma cerveja argentina. Valorize o nosso.

Últimos Posts

Promessa do Botafogo encerra ano de protagonismo na base e alcança primeira convocação para a Seleção

O Botafogo segue atento ao surgimento de mais uma promessa formada em General Severiano. Aos 15 anos, o atacante Bernardo…

18 de dezembro de 2025

Portuguesa anuncia atacante formado no Inter e que estava no futebol espanhol, conheça

A Portuguesa oficializou a chegada do atacante Matheus Cadorini, de 23 anos, para compor o elenco na temporada de 2026.…

11 de dezembro de 2025

Com passagens por Vasco e futebol chinês, Jadson Cristiano é contratado pela Portuguesa-RJ

A Portuguesa-RJ oficializou a chegada do zagueiro Jadson Cristiano, de 34 anos, para a temporada de 2026. O defensor passa…

9 de dezembro de 2025