MG - CRUZEIRO-FLAMENGO - ESPORTES - Jogadores do Cruzeiro comemoram título após a partida entre Cruzeiro MG e Flamengo RJ, válida pela final da Copa do Brasil 2017, no Estádio do Mineirão em Belo Horizonte (MG), nesta quarta-feira (27). 28/09/2017 - Foto: DANIEL TEOBALDO/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Nesta quarta-feira (15), às 19:30, no Mineirão, o Cruzeiro recebe o Santos. A partida vai decidir quem avança para as semifinais da competição. O time celeste saiu na frente. Com gol de Raniel, a vitória de 1 a 0 deixa o Cruzeiro com a vantagem do empate no jogo de volta.
Avançar para o Cruzeiro significa muito mais que só a vaga. Pode ser a terceira semifinal de Copa do Brasil seguida. Feito inédito até então para o clube. Porém, vale lembrar que o jogo não está decidido ainda. Nas últimas 29 edições de Copa do Brasil, somente o Grêmio conseguiu tal feito. Durante os anos de 1993 e 1997, o time gaúcho chegou em todas as semifinais, conseguindo dois títulos e dois vices. Já o Cruzeiro, está vivendo sua maior sequência e pode aumentar ainda mais se passar do Santos. Em 2016, o time de Mano Menezes caiu para o Grêmio e avançou em 2017 contra o mesmo tricolor.
O treinador chegou ao Cruzeiro em 2015. Depois de conseguir tirar o time do risco do rebaixamento, deixou o clube em dezembro. Retornou no meio do ano seguinte com o Cruzeiro brigando com a degola novamente. Porém em 2016, o time estava vivo na Copa do Brasil, diferente de 2015. Mano naquele ano salvou novamente o Cruzeiro e até sonhou com a conquista da quinta Copa do Brasil. No entanto, caiu para o Grêmio na semifinal. A derrota por 2 a 0 para o tricolor foi a única sofrida por Mano Menezes em mata-mata no Mineirão.
Dali em diante, o Cruzeiro dominou o confronto mata-mata. Na última temporada, veio o ápice. O time celeste, muto contestado por seu estilo de jogo, venceu sua quinta Copa do Brasil. O aproveitamento total nos jogos é de 63,8% em 35 partidas jogadas por Copa do Brasil, Primeira Liga, Campeonato Mineiro e Libertadores. O aproveitamento total em casa na Era Mano é de 72,5% em 17 jogos.
Portanto, podemos afirmar que um dos motivos para o sucesso no mata-mata é a vinda do técnico Mano Menezes. Com ele, o time mineiro está próximo de conseguir um feito inédito em sua história. Além disso, o clube voltou a ser temido em confrontos eliminatórios.
O clube ainda conta com o retorno de Dudu e Fausto Vera, além de João Marcelo, que foram desfalques no…
Lyanco sentiu dores na coxa esquerda durante a vitória por 2 a 1 na última quinta-feira (14) contra o Godoy…
Por fim, o atacante elogiou a passagem de Rabello pelo Galo, destacando o profissionalismo do mesmo no clube.