Mineiro, Brasileiro e Copa do Brasil: Cruzeiro e Atlético no Novo Mineirão
Cruzeiro e Atlético se enfrentam mais uma vez no Novo Mineirão, às 19 horas, deste sábado (7). Pela primeira vez, o mando de campo será do time alvinegro. O jogo é válido pela 8ª rodada do Campeonato Mineiro de 2020 e apesar de ser na primeira fase, vale muito na briga por classificação à semifinal do Estadual.
O estádio foi reinaugurado lá em 2013 com um Mineirão dividido. O Cruzeiro saiu vitorioso na ocasião por 2 a 1. O primeiro gol feito foi de Anselmo Ramon num ano que seria brilhante para os dois mineiros. Atlético conquistou a Libertadores e o Cruzeiro levou o Campeonato Brasileiro. Hoje, o cenário é diferente, nenhum dos dois vive bons momentos.
Momentos marcantes
Depois daquele jogo, o Cruzeiro seguiu mandando seus jogos no Mineirão e o Atlético ficou no Independência. Assim, o último clássico com mando do Galo no Gigante da Pampulha foi há 10 anos. Na ocasião, pelo Brasileirão, o time cruzeirense venceu por 3 a 1.
No Mineirão, ambos os times viveram a melhor fase do futebol mineiro. De 2013 até 2018, Cruzeiro e Atlético conquistaram, tirando os Campeonatos Mineiros, sete grandes títulos. Foram dois Brasileiros, três Copas do Brasil, uma Libertadores e uma Recopa Sul-Americana.
Porém, nem tudo foi alegria e glória. O Cruzeiro sofreu grandes derrotas em casa como na Libertadores de 2015 ao perder de 3 a 0 para o River Plate e em 2019, o jogo do rebaixamento no Brasileiro foi no Mineirão (Cruzeiro 0-2 Palmeiras). Já o Atlético caiu para o Jorge Wilstermann-BOL na Libertadores de 2017, sendo o primeiro brasileiro a cair para times bolivianos na história da Copa.

Retrospecto
O Novo Mineirão foi o palco 20 vezes do clássico Cruzeiro e Atlético desde 2013. Todos os jogos com mando da Raposa. Desse modo, o lado azul tem vantagem nos confrontos. São oito vitórias cruzeirenses, quatro atleticanas e sete empates. Além disso, o Cruzeiro fez 26 gols e sofreu 18.
