A campanha invicta coroou o time celeste com o bicampeonato mineiro após 10 anos. Com gol de Fred depois de revisão no VAR, o 1 a 1 deu o título para o lado azul de Minas. Com isso, o clube celeste chega no seu 38° Campeonato Mineiro.
O 38° TÍTULO MINEIRO
A linda campanha cruzeirense começou com uma vitória sobre o Guarani por 3 a 1 no dia 19 de janeiro. Depois, o Cruzeiro venceu o Patrocinense por 1 a 0 e enfrentou o Atlético na terceira rodada. Na ocasião, empate por 1 a 1 no Mineirão.
Diante do Boa, outro tropeço, o que complicou a busca pela primeira posição na primeira fase. Mas, o trem ficou nos trilhos com dois 3 a 0 sobre o Villa Nova e Tupynambás.
Outros outros dois tropeços vieram. Empate contra o América e URT. Nas últimas três rodadas, três vitórias. Primeiro, 2 a 0 contra o Tombense. Segundo, 3 a 0 o Tupi e 3 a 0 na Caldense. Apesar de não perder, o time terminou em segundo na primeira fase, atrás do Atlético.
Nas quartas de final, um show para a torcida celeste. 5 a 0 diante do Patrocinense e vaga garantida para pegar o América.
Contra o Coelho, Fred foi o destaque nos dois confrontos. O artilheiro do Campeonato, que ficou com 12 gols, fez quatro dos seis gols contra o seu ex-clube. Na ida, 3 a 2 e no Mineirão, 3 a 0 e vaga na final.
FINAL
A final teve o Cruzeiro como franco favorito e tudo foi confirmado neste dia 20 de abril. Para mais de 50 mil presentes, o Cruzeiro venceu o Galo por 2 a 1, revertendo a vantagem, no Mineirão. Os gols foram feitos por Marquinhos Gabriel e Léo para o Cruzeiro e Ricardo Oliveira para o Galo.
O jogo de volta foi levado para o Independência pelo Atlético. O Cruzeiro nunca havia sido campeão dentro do Horto após a reforma e o tabu acabou. Mas, no primeiro tempo, Elias abriu o placar de cabeça. E o Atlético era o campeão até os 34 da etapa final. Pedro Rocha fez jogada e deu passe que foi interceptado com o braço por Leo Silva. O lance foi revisado pelo VAR e pênalti. Fred pegou a bola e converteu. Final de jogo: Atlético 1-1 Cruzeiro e o time celeste é o campeão mineiro de 2019.
Ficha do jogo
ATLÉTICO-MG 1-1 CRUZEIRO Motivo: 2º jogo da final do Campeonato Mineiro Data: 20/04/2019 (sábado) Local: Arena Independência, em Belo Horizonte-MG Árbitro: Leandro Bizzio Marinho-RS Público: 21.862 presentes Renda: R$ 1.208.669,00 Gols: Elias (Atlético-MG), aos 29 min do 1ºT; Fred (Cruzeiro), aos 34 min do 2ºT Cruzeiro: Fábio; Edilson, Léo, Dedé e Dodô; Henrique, Lucas Romero (Thiago Neves), Robinho, Marquinhos Gabriel (Pedro Rocha) e Rodriguinho (Lucas Silva); Fred Técnico: Mano Menezes Atlético-MG: Victor; Guga, Leonardo Silva, Igor Rabello e Fábio Santos; Zé Welison (Alerrandro), Elias, Geuvânio (Maicon) e Chará; Luan (Vinícius) e Ricardo Oliveira Técnico: Rodrigo Santana Cartões amarelos: Geuvânio, Luan, Ricardo Oliveira e Victor (Atlético-MG); Edilson, Fábio, Fred e Thiago Neves (Cruzeiro)