Cruzeiro

Cruzeiro estreia no Mineirão com derrota

A raposa jogou sua primeira partida como mandante no Campeonato Mineiro de 2021 e acumulou mais uma derrota em casa

O Cruzeiro mais uma vez perde em casa, acumulando nos últimos dez jogos como mandante, apenas duas vitórias.

Sabemos que o momento é de transição, de adaptações à um novo sistema de jogo, com um treinador de filosofia moderna e que busca ritmos de jogos intensos e criativos. Mas de fato, a cobrança pela insistência de jogadores virá.

Isso porque, de dois anos para cá, os treinadores que passam pelo Cruzeiro costumam insistir em jogadores que simplesmente não rendem em suas posições. Enquanto há outros no banco aguardando por uma oportunidade que talvez possa vingar.

Análise da partida:

O jogo de ontem evidencia muitas falhas, sobretudo no meio de campo para trás. O ataque vem sendo um dos destaques do time que se mostra intenso desde o primeiro jogo do Campeonato Mineiro, contra o Uberlândia. Mas falta muita precisão.

Até hoje o Cruzeiro não consegue encontrar um volante que se encaixe na posição, de modo a passar segurança para a defesa, garantir interceptações e passes precisos para o ataque.

Além disso, os pontas oscilam demais em suas posições e cometem erros grotescos, não há jogadas criativas e infiltrações efetivas. Talvez seja a hora de abrir espaço para Airton e Bruno José e parar de insistir no Pottker e Felipe Augusto que por hora não deram certo.

O que se enxerga no setor defensivo é um time em processo de entrosamento. Os volantes com os zagueiros e laterais precisam estar em harmonia, para que o Cruzeiro pare de tomar gols em contra-ataques fáceis de se evitar, além de cortar a infiltração do adversário, que muitas vezes passa com facilidade do meio para frente.

O time está recheado de jogadores novos, cada um vindo de times com estilos de jogos diferentes do que encontram hoje. Por isso, a adaptação levará tempo, e esperamos que os jovens recebam mais oportunidades, até porque possuem uma capacidade de se adaptar muito melhor.

Alan Ruschel e Matheus Neris não se encontraram ainda no esquema proposto por Conceição. Matheus Barbosa e Adriano, respectivamente, para testar no lugar destes atletas talvez possa ser a melhor solução.

Considerações finais:

O Campeonato Mineiro é o momento ideal para o time se preparar para a Série B que se aproxima. As falhas precisam ser corrigidas agora, e o torcedor entende o momento de adaptação do elenco. Mas a insistência de jogadores é o que realmente mais incomoda.

O momento de explorar e rotacionar os jogadores para encontrar o time ideal está diante de nós. Não cobrem o título ou partidas reativas, mas sim o empenho dos jogadores neste período de adaptação, para que 2021 seja um ano que no futuro nos trará muitos frutos bons, como o acesso.

Foto: Gustavo Aleixo-Cruzeiro/Divulgação
Heloísa Oliveira

Cruzeirense, apaixonada por futebol, futura jornalista e fascinada por escrita. "As palavras são, na minha nada humilde opinião, nossa inesgotável fonte de magia".

Últimos Posts

Rhuan comemora marca histórica na carreira em 2024

O lateral-direito Rhuan, do Vila Nova, fez em 2024 a temporada com o maior número de jogos da carreira desde…

28 de novembro de 2024

Breno Teixeira marca primeiro gol pelo Cherno More e reforça ambição por vaga na Champions

Revelado nas categorias de base do Cruzeiro, Breno atuou em várias posições do meio-campo e também até como centroavante, ao…

28 de novembro de 2024

Sob o comando de Mauricio Souza, Red Bull Bragantino chega à final do Brasileiro de Aspirantes 2024 tendo a melhor campanha, melhor ataque e melhor defesa da competição

O experiente técnico Mauricio Souza, com passagens por Flamengo, Vasco, Botafogo, Athletico Paranaense e Madura United(Indonésia) comandou o Red Bull…

21 de novembro de 2024