Cruzeiro tem tabu contra alagoanos e busca quebrar diante do CSA

O Cruzeiro jogará contra o CSA pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B 2020 no próximo sábado (19), às 21 horas, no Rei Pelé. Este será o quarto jogo contra times de Alagoas na temporada e em nenhum, o time cruzeirense saiu vencedor, foram dois empates por 1 a 1 e uma derrota por 2 a 0 para o CRB entre jogos pela Copa do Brasil e Série B. E dos últimos cinco confrontos contra times do lá, nenhum a Raposa venceu.

A última vitória contra equipes de Alagoas foi na Copa do Brasil de 2017, quando o Cruzeiro foi pentacampeão da competição. O adversário foi o Murici, da cidade com o mesmo nome, pela 3ª fase da competição. O agregado foi de 5 a 0 para a Raposa, com 2 a 0 em Alagoas e 3 a 0 no Mineirão. Também pela Copa do Brasil, em 2014, mas nas oitavas de final, o Cruzeiro emendou duas vitórias diante do Santa Rita, também do interior.

Porém, os cinco jogos seguintes contra times de Alagoas, da capital Maceió, não tiveram nenhuma vitória cruzeirense e as duas derrotas foram dentro do Mineirão. A equipe do atual treinador Ney Franco tentará quebrar esse tabu no sábado fora de casa. Vale lembrar que nos cinco jogos, quatro treinadores diferentes estavam no comando cruzeirense.

O primeiro do tabu foi um empate por 1 a 1 no Rei Pelé, na 16ª rodada do Brasileirão de 2019. O treinador era Rogério Ceni, Fred abriu o placar e Apodi empatou no apagar das luzes. No returno, o famoso jogo do áudio de Thiago Neves, que se não ganhasse do CSA, “pelo amor de Deus”. O jogo foi dramático no Mineirão e Alan Costa marcou no primeiro tempo para os visitantes. Na etapa final, Thiago Neves desperdiçou um pênalti. O treinador era Abel Braga, que foi demitido depois, e o estádio virou um inferno, com rojões, fumaça e confusão.

Thiago Neves perdeu um pênalti que poderia mudar a história do jogo e do rebaixamento (Bruno Haddad/Cruzeiro)

Nesta temporada, o CRB visitou o Cruzeiro no último jogo com torcida da equipe celeste antes da pandemia de coronavírus. Léo Gamalho, o carrasco cruzeirense de 2020, fez dois gols no time de Adílson Batista no jogo da ida da 3ª fase da Copa do Brasil. Os últimos dois jogos foram com Enderson Moreira, e dois empates por 1 a 1 com o camisa 9 do CRB marcando nos dois. O primeiro no Rei Pelé, na volta da Copa, Giovanni fez o gol para o CEC. Na Série B, Marcelo Moreno marcou, mas Gamalho empatou.

Os últimos cinco jogos do Cruzeiro contra alagoanos:

CSA 1-1 Cruzeiro – Brasileiro 2019

Cruzeiro 0-1 CSA – Brasileiro 2019

Cruzeiro 0-2 CRB – Copa do Brasil 2020

CRB 1-1 Cruzeiro – Copa do Brasil 2020

Cruzeiro 1-1 CRB – Brasileiro Série B 2020

Foto de capa: Gustavo Aleixo/Cruzeiro