Cruzeiro

Entrevista com Antônio Almeida, analista de mercado do Cruzeiro

01) Como poucos sabem, explique para os torcedores como é a função de um analista?

R: Apesar de fazerem parte do mesmo departamento, o analista de mercado e o analista de desempenho trabalham de formas distintas. O analista de desempenho estuda tanto a própria equipe quanto a equipe adversária. Analisa os conceitos envolvidos no jogo e trabalha mais próximo do treinador. Já a minha função, analista de mercado, é mais ligada ao clube, mais próxima da diretoria, e envolve observar, filtrar e monitorar os potencias reforços. Acompanhar de perto os campeonatos para saber quem são os destaques. O principal objetivo é minimizar os erros das contratações. Além disso, há o monitoramento dos atletas emprestados pelo clube.

02) Você teve a oportunidade de ser o supervisor da categoria de base na CBF por mais de 4 anos, conte como foi esse período gerindo Principalmente a categoria de base?

R: Na CBF, junta a seleção brasileira, trabalhei entre 2010 e 2014 desenvolvendo uma outra função. Fui supervisor das categorias de base e depois assessor administrativo na equipe principal. Cuidava de detalhes relacionados à logística junto com o diretor administrativo Guilherme Ribeiro. Foi uma experiência espetacular. Tive o privilegio de fazer parte do grupo campeão mundial e sul-americano sub 20 com a geração de Neymar, Casemiro, Oscar, Coutinho, entre outros. Disputar uma Copa do Mundo com a seleção principal também foi muito especial.

Foto: CBF.

03) Em uma análise de mercado, quais os principais fatores que você considera antes de uma contratação?

R: Antes de tudo, deve haver um alinhamento de idéias entre departamento de mercado, diretoria e comissão técnica. A partir disso, definir o perfil do atleta que buscamos e a área de atuação de acordo com a realidade do clube.

04) Conte como, geralmente, é feita uma análise dos adversários antes dos jogos e o quanto o avanço da tecnologia tem contribuído para isso

R: Vou falar sobre como é feita a analise do atleta, já que a análise do adversário é feita pelo analista de desempenho. Eu costumo dizer que a análise é subjetiva, porém, criteriosa. Usamos números, dados da fisiologia, por exemplo, para termos parâmetros comparativos. Análises quantitativas e qualitativas. Observamos os aspectos técnicos, comportamentais, físicos e táticos. Começamos pelos vídeos, assistindo aos jogos completos pelas ferramentas de scout, seguida da observação in loco.

Foto: CBF.

05) Falando um pouco sobre o atual momento do Cruzeiro, você como analista e no clube em mais de 6 anos, o que você espera para essa temporada e como está sendo a preparação dos treinamentos para a volta do futebol?

R: Passamos por um momento turbulento. O Cruzeiro é um gigante do futebol com profissionais extremamente qualificados em todas as áreas. E é graças a esse trabalho em equipe que voltaremos ainda mais fortes. Quanto à preparação para o retorno, o departamento de preparação física tem passado todas as instruções em relação as atividades à distância.

Foto: Cruzeiro EC.

06) E para encerrar: Qual o principal fator e atitudes que alguém que deseja se tornar um Analista deve seguir para se consolidar na profissão? Parabéns pela carreira até aqui!

R: Dedicação, amor pelo futebol e discrição para lidar com informações sigilosas durante as negociações da diretoria. Obrigado pela oportunidade e sucesso para vocês!

Por: Gustavo Ferreira Machado

Tags: ENTREVISTAS

Últimos Posts

Com quatro desfalques, Atlético anuncia lista de relacionados para decisão na Sul-Americana

O clube ainda conta com o retorno de Dudu e Fausto Vera, além de João Marcelo, que foram desfalques no…

20 de agosto de 2025

Lyanco tem lesão muscular confirmada na coxa esquerda e pode ser desfalque em duelos pela Copa do Brasil

Lyanco sentiu dores na coxa esquerda durante a vitória por 2 a 1 na última quinta-feira (14) contra o Godoy…

18 de agosto de 2025

Hulk fala sobre saída de Igor Rabello do Atlético e destaca profissionalismo do zagueiro

Por fim, o atacante elogiou a passagem de Rabello pelo Galo, destacando o profissionalismo do mesmo no clube.

18 de agosto de 2025