
Nesta terça-feira (7) completa 55 anos do primeiro título brasileiro da história do Cruzeiro e nas redes sociais a FIFA fez questão de lembrar da grande virada celeste, por 3×2, em cima do Santos de Pelé no Pacaembu, em São Paulo, pela final da Taça Brasil de 1966.
“55 anos atrás, uma das surpresas mais impressionantes da história do futebol brasileiro foi completada. O Santos era o grande favorito à conquista do sexto título consecutivo da Taça Brasil. Em vez disso, Raul, Piazza, Dirceu Lopes e Tostão inspiraram o Cruzeiro a um triunfo alucinante”, publicou a Fifa nas redes sociais.
Aquela geração de ouro celeste chamou a atenção do Brasil por vencer, de forma avassaladora, o Santos na decisão da Taça Brasil. O time praiano exercia uma soberania nacional de cinco anos. Liderado por Pelé, conquistou os brasileiros, de forma consecutiva, de 1961, 1962, 1963, 1964 e 1965, além de ter ganhado o Mundial em 1962 e 1963.
Naquele campeonato, o Cruzeiro superou Americano, Grêmio e Fluminense, além do Santos. Na grande decisão, goleada por 6 a 2, no Mineirão, e outro triunfo em São Paulo, no Pacaembu (3 a 2). O futebol mineiro, pela primeira vez, mostrava sua força nacionalmente.
Foto: Arquivo / O Cruzeiro / EM DA PRESS
O Botafogo segue atento ao surgimento de mais uma promessa formada em General Severiano. Aos 15 anos, o atacante Bernardo…
A Portuguesa oficializou a chegada do atacante Matheus Cadorini, de 23 anos, para compor o elenco na temporada de 2026.…
A Portuguesa-RJ oficializou a chegada do zagueiro Jadson Cristiano, de 34 anos, para a temporada de 2026. O defensor passa…