Cruzeiro

Finais, oitavas e quartas; o retrospecto de Cruzeiro e Palmeiras na Copa do Brasil

Adversários mais uma vez na história da Copa do Brasil, Cruzeiro e Palmeiras vão fazer seu quinto embate na história. O jogo de ida será no Allianz Parque na próxima quarta-feira (12), às 21:45. O penta e o tricampeão dessa competição já decidiram o título em duas oportunidades, com uma vitória para cada um. Além disso, jogaram as oitavas de final em 2015 e quartas de final em 2017. Confira abaixo o retrospecto desse confronto na Copa do Brasil.

+Em duelo de palestras, Cruzeiro e Palmeiras se enfrentam pela semifinal da Copa do Brasil

1996 – FINAL

No ano de 1996, o Cruzeiro disputava uma final de Copa do Brasil pela segunda vez. Na primeira, derrotou o Grêmio e ficou com a taça. Contra o Palmeiras, o time comandado por Levir Culpi derrotou um dos melhores times do alviverdes de todos os tempos. O ataque dos 100 gols não resistiu ao guerreiro Cruzeiro. O título foi decidido no antigo Palestra Itália, depois de um empate na ida por 1 a 1 no Mineirão. O time de Minas Gerais precisava vencer para ficar com sua segunda Copa do Brasil. Não faltou emoção. Logo no inicio o time paulista abriu o placar com Luisão. Ainda no primeiro tempo, Roberto Gaúcho empatou. Na etapa final, aos 38 minutos, falha do goleiro Velloso e gol de Marcelo Ramos. Com o 2 a 1 fora de casa, o time mineiro sagrava-se bicampeão dentro do Palestra Itália contra o poderoso Palmeiras.

A Copa do Brasil de 1996 foi a única, até o momento, conquistada fora de casa pelo Cruziero (Foto: @pnlopes)
1998 – FINAL

Na final de 1998, a revanche palmeirense. O time comandado por Felipão na época conseguiu reverter o placar da ida e levantou a taça em um Morumbi lotado. Na ida, no Mineirão, o time mineiro venceu com gol de Fábio Júnior. Na volta, precisava somente de um empate para levantar sua terceira taça. Porém, o Palmeiras conseguiu fazer o 2 a 0, com gols de Oséas e Paulo Nunes. Com isso, o time de São Paulo levantava sua primeira Copa do Brasil.

Palmeiras foi campeão em mais duas oportunidades, em 2012 e 2015 (Foto: Palmeiras)
2015 – OITAVAS DE FINAL

Na temporada de 2015, o Cruzeiro sofreu contra o Palmeiras comandado por um jovem atleta chamado Gabriel Jesus. Depois de perder na ida por 2 a 1, com gols de Cleiton Xavier e Rafael Marques para o Palmeiras e Damião para o Cruzeiro, o time de Minas perdeu em casa também. A estrela do menino Jesus brilhou. Na partida, ele deu uma bela assistência e marcou duas vezes. Em menos de 30 minutos, 3 a 0 Palmeiras. O time de Vanderlei Luxemburgo conseguiu diminuir com Vinicius Araújo e Alisson, mas de nada adiantou. Ali, o Palmeiras avançava para as quartas de final da edição em que o time seria tricampeão.

Em noite magnifica de Gabriel Jesus, o Palmeiras eliminou o Cruzeiro dentro do Mineirão (Foto: Palmeiras)
2017 – QUARTAS DE FINAL

Na última temporada, o empate no retrospecto foi confirmado. O Cruzeiro avançou após empatar duas vezes. No jogo de ida, uma partida majestosa para o Cruzeiro nos primeiros 45 minutos e péssima nos outros 45. O 3 a 0 fora de casa parecia garantido com os gols de Thiago Neves, Robinho e Alisson. Mas, no segundo tempo, o Palmeiras empatou com dois de Dudu e um de William. Com o 3 a 3, o confronto foi definido em Belo Horizonte. Na volta, em um Mineirão lotado, o time paulista abriu o placar na etapa final com Keno. E, aos 40 minutos, Diogo Barbosa garantiu a vaga na fase semifinal da Copa do Brasil de 2017. Edição que o Cruzeiro seria pentacampeão.

Jogadores comemorando o gol de Diogo Barbosa (Foto: Cruzeiro)
Gabriel Neri

Amante de uma boa retranca uruguaia enquanto escuto uma MPB tomando uma cerveja argentina. Valorize o nosso.

Últimos Posts

Com quatro desfalques, Atlético anuncia lista de relacionados para decisão na Sul-Americana

O clube ainda conta com o retorno de Dudu e Fausto Vera, além de João Marcelo, que foram desfalques no…

20 de agosto de 2025

Lyanco tem lesão muscular confirmada na coxa esquerda e pode ser desfalque em duelos pela Copa do Brasil

Lyanco sentiu dores na coxa esquerda durante a vitória por 2 a 1 na última quinta-feira (14) contra o Godoy…

18 de agosto de 2025

Hulk fala sobre saída de Igor Rabello do Atlético e destaca profissionalismo do zagueiro

Por fim, o atacante elogiou a passagem de Rabello pelo Galo, destacando o profissionalismo do mesmo no clube.

18 de agosto de 2025