Goleadas e tabu: o Cruzeiro em estreias de Libertadores

Retrospecto favorável e saldo positivo, confira os números e partidas das estreias do Cruzeiro na maior competição das Américas.

A equipe cruzeirense começará sua caminhada na Libertadores no próximo dia 7 de março, quinta-feira, contra o Huracán. Por isso, buscamos o retrospecto celeste no começo das competição. Em suas 16 participações anteriores, o time foi protagonista de grandes jogos e goleadas.

Nos 16 jogos, o clube contabiliza nove vitórias, dois empates e cinco derrotas. Com relação ao saldo, foram 31 gols feitos nas estreias e 21 sofridos.

Primeiras estreias

Tudo começa lá em 1967, na primeira participação celeste. A equipe começou com vitória sobre o Deportivo Galicia da Venezuela por 1 a 0 na fase de grupos. Nove anos mais tarde, novamente na fase de grupos, o time enfrentou o Vasco no Mineirão e também venceu por 3 a 2.

Resultado de imagem para Deportivo galicia e cruzeiro
Imagem do jogo contra o Deportivo Galicia em 1967 (Foto: Superesportes)

O inicio da grande campanha de 1976 foi incrível. Tínhamos ali, talvez, a maior partida de Libertadores entre clubes brasileiros. Cruzeiro 5-4 Internacional no Mineirão foi um espetáculo para ninguém por defeito. Em 1977, mais uma vez eles se enfrentaram e La Bestia venceu por 1 a 0.

Resultado de imagem para cruzeiro 5 x 4 internacional
Com mais de 65 mil presentes, tivemos um verdadeiro espetáculo (Foto: Cruzeiro)

Sem participações na década de 1980, o time só voltou em 1994 a disputar um jogo de Libertadores. Na fase de grupos daquele ano, o time conheceu sua primeira derrota em estreias, 2 a 0 para o Palmeiras. Na campanha do bicampeonato, também perdeu para o Grêmio. No Mineirão, 2 a 1 para os gaúchos. Em 1998, estreando nas oitavas de final por conta do regulamento, mais uma derrota. Dessa vez, o Vasco venceu por 2 a 1.

Resultado de imagem para Cruzeiro 1-2 Grêmio 1997
No bicampeonato, o time cruzeirense perdeu as três primeiras partidas (Foto: Hoje Em Dia)
Sequência de vitórias

Nas quatro participações seguintes, quatro vitórias. Primeiro, o rival na final de 1997, Sporting Cristal, caiu por 1 a 0 no Peru pela fase de grupos. Em 2004, o Caracas, da Venezuela, perdeu por 3 a 1 em Belo Horizonte pela fase de grupos. Em 2008, a vítima foi o Cerro Porteño também por 3 a 1 pela primeira fase. Por último, o algoz de 2009, Estudiantes, na fase de grupos, perdeu por 3 a 0.

O Cruzeiro venceu na fase de grupos por 3 a 0 e perdeu a final por 2 a 1 para o Estudiantes (Foto: Cruzeiro)

Em 2010, o primeiro empate em estreias. Diante do Real Potosí, da Bolívia, empate sem gols. No ano seguinte, o “troco” contra o Estudiantes, 5 a 0 na Arena do Jacaré em Sete Lagoas. Essa é a maior goleada do clube em estreias na Libertadores.

Resultado de imagem para Cruzeiro 5-0 Estudiantes
Show de Montillo, Róger e Wallyson para vencer os argentinos (Foto: Futbolred)
Tabu sem vitórias

O time está três partidas sem vencer nas estreias. Primeiro em 2014, diante do Real Garcilaso na Bolívia, perdeu por 2 a 1. Em 2015, empate sem gols diante do Universitário Sucre, também da Bolívia. E na temporada anterior, goleada para o Racing em Avellaneda por 4 a 2.

Resultado de imagem para Racing 4-2 Cruzeiro
Lautaro Martínez marcou um “triplete” e o Racing goleou (Foto: Freetips)