Mano Menezes 200 jogos

Luiz Antônio Venker Menezes, ou simplesmente Mano, chegou aos 200 jogos comandando a equipe celeste. Como forma de retrospectiva, ele elegeu os cinco jogos mais memoráveis.

O empate sem gols contra o América no último fim de semana foi mais que um jogo para o treinador de 56 anos. Ele chegou a incrível marca de 200 jogos no comando técnico do Cruzeiro. Coisa rara nos atuais dias de futebol brasileiro.

Resultado de imagem para mano menezes
Mano em entrevista coletiva (Foto: Cruzeiro).
 

Com esses números, Mano é o quinto treinador com mais jogos pelo clube. Em sua frente têm Matturio Fabi com 201 jogos, Niginho com 247, Levir Culpi com 257 e no topo, o lendário Ilton Chaves com 389 jogos.

Aproveitamento de Mano Menezes

O aproveitamento do gaúcho é de 58,3% com 97 vitórias, 59 empates e 44 derrotas. O time com ele marcou 283 gols (1,41 de média) e sofreu apenas 111 (0,55 de média). Além disso, conquistou três títulos: duas Copas do Brasil (2017 e 2018) e um Campeonato Mineiro (2018).

 
 

Os cinco jogos

Em seu perfil oficial no Twitter, o Cruzeiro postou os cinco jogos mais especiais para o treinador e sua comissão técnica. Veja abaixo.

 
Cruzeiro 5-1 Figueirense

Mano chegou em 2015 e conseguiu colocar ordem num time condenado ao rebaixamento. Um jogador que se destacou naquele momento foi Willian Bigode. O jogo auge foi o 5 a 1 contra o Figueirense na manhã de um domingo no Mineirão. Willian fez 4 e conduziu o time para os três pontos e a fuga do rebaixamento.

 
Palmeiras 3-3 Cruzeiro

Um jogo odiado por muitos cruzeirenses, mas importante para a volta das conquistas. Pelas quartas de final da Copa do Brasil em 2017, o Cruzeiro sofreu diante do Palmeiras. Abriu 3 a 0 e tomou o empate em 20 minutos na etapa final. No entanto, os gols fora de casa foram importantes no jogo da volta e o Cruzeiro caminhou para o penta.

Resultado de imagem para Palmeiras 3-3 Cruzeiro
Robinho foi o autor do segundo gol no jogo (Foto: Cruzeiro).
 
Cruzeiro 2-0 Atlético-MG

Final contra o grande rival em Minas Gerais. Jogo de ida perdido por 3 a 1, mas a vantagem de igualar o placar agregado e ser campeão. O terceiro jogo para Mano foi a conquista do Mineiro em 2018. O Cruzeiro abriu o placar logo no inicio e na segunda etapa, Thiago Neves fez o gol da vitória e do título. Mano Menezes conquistava seu primeiro estadual pelo clube.

 
Cruzeiro 7-0 Universidad de Chile

A maior goleada e que veio na melhor hora possível. O Cruzeiro não tinha vencido na Libertadores em 2018 e o jogo contra a LaU foi um divisor de águas. A equipe sem piedade fez 7 a 0. Essa foi a maior goleada no Novo Mineirão. O destaque do jogo foi Sassá que marcou duas vezes.

 
Flamengo 0-2 Cruzeiro

Para muitos, o jogo mais perfeito de Mano Menezes no comando celeste. O time conseguiu controlar o Flamengo em todos os aspectos e fez uma grande vantagem para a volta. Aos 10 minutos, o time abriu o placar e no segundo tempo, Thiago Neves fechou o caixão. Inclusive, essa foi a primeira vitória no Novo Maracanã e quebrou um tabu contra o Flamengo.

 
Resultado de imagem para Flamengo 0-2 Cruzeiro
(Foto: Cruzeiro).