|

O PENTACAMPEONATO DA COPA DO BRASIL

1993-1996-2000-2003-2017

No dia 27/09/2017, no Mineirão lotado para mais de 60 mil pessoas, mais uma página heroica imortal era escrita. A campanha que teve vários gigantes como adversários acabou com o jejum de 14 anos na Copa do Brasil. Com esse título, o Cruzeiro se igualava ao Grêmio como maior campeão da competição, cada um com cinco taças. Relembre agora a emocionante campanha do pentacampeonato da Copa do Brasil.

PRIMEIRA FASE

A campanha foi iniciada no dia 15 de fevereiro de 2017, contra o Volta Redonda. A partida realizada no estádio Raulino de Oliveira marcou a primeira vitória na competição, pelo placar de 2 a 1. Com os gols marcados por Alisson e Robinho, o time avançou à segunda fase para enfrentar o São Francisco.

Resultado de imagem para Cruzeiro e Volta Redonda 2017
Alisson e Robinho foram os autores dos primeiros gols na Copa do Brasil de 2017 (Foto: Hoje em Dia)

SEGUNDA FASE

Uma semana mais tarde, mais um confronto eliminatório. Dessa vez, o rival foi o São Francisco-PA no Mineirão. Diferentemente do placar apertado contra o time carioca, o time celeste venceu com facilidade. No fim do primeiro já estava 5 a 0, com quatro gols de Sóbis e um de Robinho. Essa partida marcou também a estreia de Thiago Neves com a camisa celeste. Na etapa final, Arrascaeta fechou o placar após belo chute de Lucas Silva. Final 6 a 0 e Cruzeiro na terceira fase.

Resultado de imagem para cRUZEIRO E são francisco
Rafael Sóbis foi o destaque naquela partida, marcou quatro dos seis gols contra o São Francisco (Foto: Lance)

TERCEIRA FASE

O mês de março na Copa do Brasil marcou o inicio dos confrontos com ida e volta. O primeiro adversário nessa nova fase foi o Murici-AL. No jogo de ida, em Murici, o Cruzeiro teve dificuldades diante das péssimas condições do gramado e da raça alagoana. Os gols da vitória por 2 a 0 só saíram depois dos 25 do segundo tempo. Manoel e Ramon Ábila foram os autores dos gols.

Resultado de imagem para Murici e Cruzeiro 2017
Momento do primeiro gol de Manoel na competição (Foto: Globo Esporte)

Na semana seguinte, o jogo da volta no Mineirão. Cruzeiro, que já tinha feito 2 a 0 na ida, marcou mais três vezes e venceu novamente. A partida foi marcada pelos gols contra da equipe alagoana e a grande partida de Thiago Neves. Dois dos três gols celestes foram contra, com a assistência de Thiago Neves. O outro gol foi de pênalti, marcado por Rafael Sóbis, artilheiro do Cruzeiro na competição com 5 gols.

Resultado de imagem para Cruzeiro e murici
Com 5 a 0 de placar agregado, o time cruzeirense avançou para enfrentar o São Paulo na quarta fase (Foto: Gazeta Esportiva)

QUARTA FASE

Depois das três primeiras fases, os confrontos da quarta fase foram definidos por sorteio. O adversário da vez foi o gigante São Paulo, com a primeira partida no Morumbi e a segunda no Mineirão.

JOGO DE IDA

A partida que teve o amplo domínio territorial do São Paulo, terminou favorável ao Cruzeiro, que soube segurar a pressão e foi cirúrgico no ataque. Os gols da vitória por 2 a 0 foram marcados na etapa final. O primeiro gol foi, mais uma vez, contra. Depois de cruzamento de Thiago Neves, Lucas Pratto finalizou de cabeça no ângulo de Renan Ribeiro. No segundo gol, tivemos a presença da lei do ex. Hudson, que estava emprestado pelo São Paulo, marcou também de cabeça e fechou o placar, 2 a 0. Com isso, o time de Mano Menezes poderia perder por até um gol de diferença em casa.

Resultado de imagem para São Paulo e Cruzeiro copa do brasil 2017
Os gols de Lucas Pratto (contra) e Hudson calaram os mais de 40 mil são-paulinos presentes no Morumbi (Foto: Globo Esporte)
JOGO DA VOLTA

O jogo de volta, que prometia ser mais tranquilo para o coração cruzeirense, foi muito emocionante. Com o placar de 2 a 0 contra, o tricolor paulista partiu para o ataque. Antes dos 15 minutos, Lucas Pratto abriu o placar de cabeça. Com isso, São Paulo só precisava de mais um gol para empatar. A pressão são-paulina era imensa, mas o primeiro tempo terminou somente 1 a 0.

Na etapa final, brilhou a estrela de Thiago Neves. Depois de falta de Rodrigo Caio em Arrascaeta, o camisa 30 cobrou, a bola desviou na barreira e deixou Renan Ribeiro estático, Cruzeiro 1 a 1, no agregado, 3 a 1. Nos 15 minutos finais, blitz são-paulina. Gilberto, impedido, marcou o segundo gol paulista. Porém, o time de Mano segurou o time de Rogério Ceni e o Cruzeiro avançou às oitavas de final. Alegria para os mais de 35 mil cruzeirenses presentes no Mineirão.

OITAVAS DE FINAL

Na fase de oitavas de final, os times que estavam na Libertadores chegaram para disputar a Copa do Brasil. Em sorteio, foi definido que o adversário seria a Chapecoense, com a partida de ida em Belo Horizonte e a volta em Chapecó.

JOGO DE IDA

O jogo de ida, que foi entre as finais do Campeonato Mineiro, foi decidido logo no inicio. O atacante Raniel acertou um belo chute de fora da área e marcou o 1 a 0. Detalhe: esse foi o primeiro gol de Raniel com a camisa cruzeirense. Em um Mineirão para 10 mil pessoas, o Cruzeiro conseguiu sua vantagem para o jogo de volta.

JOGO DA VOLTA

O jogo da volta, apesar do placar em branco, foi muito emocionante e tenso para ambas as torcidas. O Cruzeiro, que aderiu uma posição mais defensiva, via a Chapecoense com sua pressão chegar a todo instante. Foram aproximadamente vinte finalizações chapecoenses e Fábio, que retornava ao gol cruzeirense, teve de trabalhar algumas vezes. No entanto, o Cruzeiro teve várias oportunidades de matar o confronto, mas perdeu todas. Depois de sobreviver a chuva e o inferno que a Chapecoense fez na Arena Condá, a classificação às quartas de final estava confirmada.