Resultados que o Cruzeiro precisa para avançar à semifinal do Mineiro

O Campeonato Mineiro retornará no próximo dia 26 para o Cruzeiro após ser suspenso por conta da pandemia de coronavírus, causador da covid-19. A situação cruzeirense é ruim na competição, o time já sofreu três derrotas e está na quinta posição da tabela, atrás de América, Tombense, Atlético e Caldense. Os quatro primeiros avançam para a semifinal e a Raposa não pode pensar em perder pontos.

Antes da suspensão das competições, o time do então treinador Adílson Batista não fazia boa campanha na temporada. Foram quatro vitórias, seis empates e quatro derrotas entre Mineiro e Copa do Brasil. Isso causou a demissão do paranaense. Enderson Moreira foi o contratado para substituir Adílson. Alguns reforços chegaram e o time vem realizando atividades desde que os treinamentos foram autorizados na Toca da Raposa II.

O último jogo antes da pausa pela pandemia foi a derrota no Independência para o Coimbra por 1 a 0 (Gustavo Aleixo/Cruzeiro)

Para ficar na zona de classificação, o Cruzeiro depende só de si em apenas um cenário restando dois jogos. O primeiro será no dia 26 contra a URT, de Patos de Minas, ainda sem estádio definido. O segundo embate será um confronto direto diante da Caldense em Poços de Caldas no dia 29. Se perder o primeiro jogo, a Raposa chega eliminada para a última rodada se a Veterana pontuar diante do Tupynambás.

Vale lembrar que há a possibilidade de passar a Caldense, o Atlético e o Tombense. Para ultrapassar os dois últimos, eles têm que perder os dois jogos. Pela chance ser mínima, somente a disputa de posição com a Caldense será analisada.

Casos

O primeiro cenário é caso o Cruzeiro vença os dois jogos. Atualmente a equipe tem 14 pontos e está a três da Caldense. Se somar mais seis, chegaria aos 20 pontos e os dois ficariam empatados em pontuação caso a Caldense vença seu jogo anterior. Se a equipe de Poços de Caldas tropeçar (empatar ou perder), o Cruzeiro de Enderson avança sem precisar tirar saldo de gols. O time celeste tem +2 de saldo e Veterana tem +6.

O segundo cenário é um empate e vitória cruzeirense, nessa ordem, somando mais quatro pontos e chegando aos 18. Com o Cruzeiro empatando com a URT, a Caldense tem que perder pontos. Senão, Raposa eliminada. Caso a Veterana perca, basta o Cruzeiro vencer o confronto direto para passar de fase.

O terceiro caso é com uma vitória e um empate do Cruzeiro. Nesse cenário, a Caldense tem que perder na 10ª rodada e o Cruzeiro ultrapassar o time de Poços de Caldas no saldo de gols, terminando a rodada na quarta posição empatado em pontos. Assim, qualquer empate no jogo final é favorável ao time de BH.

A última situação em que o Cruzeiro é quase improvável de acontecer e seria com uma derrota e uma vitória. Para isso, a Caldense tem que perder o primeiro jogo e a Raposa golear no segundo, empatando em pontos e superando no saldo de gols. Qualquer outra combinação e o Cruzeiro está eliminado.

Foto de capa: Bruno Haddad/Cruzeiro