STJD aceita pedido do Cruzeiro e poderá ter a volta de público nos estádios
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), aceitou a liminar do Cruzeiro para a volta de torcedores no estádios, seguindo os protocolos definidos pela Prefeitura de Belo Horizonte. O clube entrou com o pedido na manhã desta quinta-feira (29) e já foi atendido, podendo agora, iniciar o cumprimento dos 5 jogos de suspensão que o clube possui, e depois liberar a entrada dos torcedores.
Na decisão, o presidente do STJD, Otávio Noronha, pontua que não cabe à CBF “se imiscuir e negar vigência à execução do conjunto de medidas adotadas para a retomada gradual das atividades – inclusive com reflexos na economia – do Estado, por lhe faltar, além de competência, o adequado respaldo técnico e a legitimidade atribuída aos governantes democraticamente eleitos”.
Entretanto, a CBF, até o momento, mantém a decisão de que so poderá liberar o público em partidas nacionais, quando todos as ideias puderem retornar ao mesmo tempo. Na ideia do Cruzeiro, isso prejudica os clubes das cidades que já possuem uma situação mais controlada da pandemia.
Na terça-feira (27) a Prefeitura de Belo Horizonte, liberou a volta de público em 30% no Mineirão e no Independência, com a obrigatoriedade do uso de máscaras, com distanciamento entre as pessoas além do teste de PCR negativo para entrar bas arquibancadas.
“No caso, é de se presumir que a decisão da Prefeitura de Belo Horizonte, conta, esta sim, com o respaldo técnico necessário para a decisão tomada pela Edilidade, observados critérios e dados técnicos e científicos. Lado outro, é fato notório, que hoje no Brasil, já vêm ocorrendo diversas competições de Futebol – como Copa América e Taça Libertadores da América – onde, contando com a autorização das autoridades sanitárias locais, houve a presença de público, em nada se justificando a negativa de vigência pela CBF das orientações das autoridades competentes, em detrimento do interesse da Agremiação requerente”, escreve Noronha, presidente do STJD.
Imagem: Divulgação/Cruzeiro