Técnico do Envigado, fala sobre reforço do Cruzeiro: “Aparece em partidas difíceis”

O Cruzeiro aguarda, nos próximos dias, a chegada do meia colombiano Yeison Guzmán, de 23 anos. O jogador foi contratado por cerca de R$ 6,5 milhões (por 80% dos direitos econômicos) e com vínculo até o fim de 2025, o jovem vem como um dos principais reforços celestes para temporada. Mas quem é, como se comporta e como joga Yeison Estiven Guzmán Gómez? Quem responde essas perguntas é o último treinador do atleta, Andrés Orozco, do Envigado.

Em conversas com a Globo, Orozco disse as principais características, virtudes e ideias de Guzmán, além disso o técnico acredita que o meia possa jogar na Europa, em breve.

– “Com certeza (tem capacidade de chegar à Europa). Evoluiu bastante desde quando começou. Não somente dá assistência, mas também marca gols. Em toda temporada, ele faz gols e gols importantes. É um jogador que aparece em partidas difíceis. Clubes de muitos países estavam atrás dele.”

O técnico do Envigado não tem dúvidas de qual é a principal virtude de Guzmán.

– “É um jogador que tem uma característica principal: ter visão de jogo. É um jogador muito capacitado e que sabe usar muito bem a cabeça para jogar da melhor maneira. Tem uma leitura de jogo grandíssima, que o leva a dar assistências e também marcar gols.”

Segundo Orozco, o meia pode atuar em varias posições no setor ofensivo, mas a parte de criação é a principal.

-“Geralmente, é um jogador de criação, que pode até jogar mais recuado, até mesmo pelos lados. Poderá atuar em várias posições. Ele estreou em 2016. Estou há dois anos muito próximo dele, primeiro como assistente técnico, depois como treinador principal. É um garoto que vai brigar (por vaga de destaque) pelo seu caráter, pelo seu futebol, temperamento, pelo talento.

Adaptação

O ex-treinador de Guzmán, acredita que o jovem não terá dificuldades e se adaptará rapidamente ao futebol brasileiro .

– “Sabemos que a adaptação é difícil. Não sabemos se vai se adaptar rápido ou não. O Brasil é um futebol mundial, de elite. Mas, por toda a sua personalidade e pelo futebol que se pratica no Brasil, que é um futebol bonito e gostoso de se jogar, pelo futebol que ele tem, seguramente ele poderá ter uma adaptação mais rápida e, assim, ter condições de brigar por vaga e ajudar o Cruzeiro.”

Orozco, afirmou ser próximo ao jogador, e contou suas experiências pelo futebol brasileiro, já que trabalhou em 2008 pelo Internacional.

– “Tenho uma ótima relação com ele (Guzmán), independentemente do cargo que temos. Em um dia falávamos que, quando eu atuava no Internacional, pude ir à sede do Cruzeiro, me pareceu bonita. Falei da minha experiência a ele, falei do torneio que eles jogavam, falei que o que o Cruzeiro representa para o futebol. Vi ele com muita vontade, muito desejo. Tomara que dê tudo certo, para ele aproveitar, e que todos possam gostar do futebol dele.”

Foto: Divulgação/Envigado